O SBT atravessa uma fase de transformações, admitindo estar “sem rumo” e em busca de recuperação de sua audiência.
A emissora enfrenta desafios para manter sua liderança, especialmente diante da Record, que vem conquistando uma parte significativa do público.
A direção anunciou que, para retomar sua essência e reconquistar a confiança dos telespectadores, ajustes serão feitos na programação, com mudanças contínuas até encontrar o formato que mais agrada a audiência.
Aposta nas mudanças e o foco na audiência
De acordo com nota oficial divulgada recentemente, o SBT está determinado a não apenas ajustar sua grade, mas também a resgatar a identidade que a tornou popular.
A emissora confirmou que, nos próximos meses, várias mudanças serão realizadas, com o objetivo de agradar ao público e entregar uma programação de qualidade.
A reestruturação visa reconquistar telespectadores que, nos últimos anos, migraram para a Record, que se destaca no segmento de novelas e programas populares.
“O SBT está empenhado em resgatar sua essência, reconquistar a audiência e manter seu título de ‘TV mais querida do Brasil’”, diz a emissora em sua declaração. O objetivo é revitalizar a relação com o público, ao mesmo tempo que se traz novas ideias à programação da emissora.
Diferença colossal para a Record
O SBT não esconde que está em um processo de recuperação. A diferença em relação à Record se torna cada vez mais visível, especialmente com o crescimento da concorrente no universo de novelas e reality shows.
O público tem se mostrado mais engajado com a programação da Record, que, por sua vez, se destaca pela constante renovação de seu conteúdo, algo que o SBT também procura implementar.
Apesar disso, o SBT continua com liderança em segmentos como programas humorísticos e transmissões ao vivo. No entanto, as mudanças são urgentes e fazem parte de uma estratégia mais ampla para se reconectar com a audiência.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]