O SBT conquistou um dos campeonatos mais celebrados da atualidade: a Copa do Nordeste. Por razões contratuais, o canal fundado por Silvio Santos (1930-2024) jamais conseguiu exibir o torneio em São Paulo.
As afiliadas do SBT no Nordeste se reuniram para assegurar o torneio de futebol mais badalado da região em 2018, após parceria firmada com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Os jogos da competição no Nordeste, em especial os clássicos, costumam liderar no Ibope, colocando a Globo em segundo lugar na audiência.
No primeiro semestre do ano passado, com Ceará x Fortaleza, a Copa do Nordeste rendeu 26 pontos de audiência para o SBT, número histórico para os padrões atuais da TV aberta.
SBT tenta várias vezes, mas não consegue a Copa do Nordeste em SP
De olho em um público novo, o canal da família Abravanel lutou mais de uma vez pela exibição da Copa do Nordeste em São Paulo, em especiais os dois jogos da grande final. O desejo nunca foi realizado.
Pelo contrato, apenas o SBT Nordeste obteve a licença para exibir o campeonato, restringindo as afiliadas da emissora em outras regiões, inclusive a sede principal, em São Paulo.
Em meio aos investimentos de Globo e Record no setor, a Copa do Nordeste entraria no catálogo do SBT SP como uma nova arma para enfrentar os concorrentes.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].