SBT é condenado a pagar fortuna por plágio a ex-diretor de Faustão

SBT
SBT é condenado a pagar indenização por causa do Aqui Agora (Imagem: Reprodução / SBT)

Após uma intensa batalha na Justiça, o SBT foi condenado ao pagamento de R$ 7,2 milhões de indenização por ter cometido plágio no lançamento da nova versão do Aqui Agora, em março de 2008. O valor milionário foi em benefício de Alberto Luchetti, ex-diretor de Faustão.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

A volta do policialesco que foi febre em 1990 foi uma ideia de Silvio Santos, mas com base em um projeto apresentado três anos antes por Luchetti, que esteve na Globo como diretor do Domingão do Faustão entre 1998 e 2002.

Na época que apresentou a ideia, segundo o UOL, ele negociava com a alta cúpula do SBT o comando do jornalismo. A conversa não avançou e ficou por isso mesmo.

publicidade

Veja Também

O projeto, que previa um telejornal com plateia, acabou sendo adotado pelo SBT, que lançou sem a remuneração a Luchetti. Por isso ele processou a emissora, que foi condenada pela Justiça a indenizá-lo por danos morais e materiais.

Além dos R$ 7,2 milhões, de acordo com a decisão judicial, a emissora foi condenada ao pagamento do equivalente a 5% do faturamento líquido do departamento de jornalismo pelo período de dois anos.

SBT assina acordo e se compromete a pagar dívida

A empresa de comunicação prometeu o pagamento de R$ 7,2 milhões de modo parcelado. No processo, a emissora negou o plágio.

“A emissora nega que tenha recebido qualquer tipo de correspondência do autor [Luchetti] tangente ao projeto de um telejornal”, informou.

publicidade

“Nega que recebeu arquivos eletrônicos em seus servidores, arquivos esses contendo projetos cenográficos e/ou formatos para telejornais”, complementou.

O Aqui Agora estreou no SBT na década de 1990. Na cobertura policial, tinha equipe nomes populares como Jacinto Figueira Júnior (1927-2005), o Homem do Sapato Branco e Gil Gomes (1940-2018).

O programa se meteu em polêmicas ao longo dos anos, como o suicídio de uma garota de 16 anos, que se jogou de um prédio. O Aqui Agora saiu definitivamente do ar em 1997.

publicidade

Com a autorização do dono, o SBT retomou o título do Aqui Agora em 2008, no formato idealizado por Luchetti, com quatro âncoras. Uma plateia formada por jovens debatia os assuntos do dia com determinado apresentador. Ficou apenas um mês no ar por causa da baixa audiência.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.