SBT é denunciado e Ministério Público reclassifica Carinha de Anjo

Carinha de Anjo
Lorena Queiroz (Dulce Maria) em Carinha de Anjo; novela do SBT sofre reclassificação do Ministério da Justiça (Imagem: Lourival Ribeiro / SBT)

O SBT virou alvo mais uma vez do Ministério da Justiça, desta vez envolvendo uma denúncia sobre o conteúdo de Carinha de Anjo, nova reprise do horário nobre da TV de Silvio Santos. Por causa da investigação, o órgão mudou a classificação indicativa da produção.

A telenovela infantil deixou a lista de classificação livre para não recomendada para menores de 10 anos, segundo o Ministério da Justiça, por “linguagem imprópria, drogas lícitas e violência”. A informação é da jornalista Patricia Kogut, do jornal O Globo.

Na última semana, quem acabou na mão do MP foi o Programa Eliana, exibido desde 2009 nas tardes de domingo do SBT. A atração vespertina saiu de livre para Não recomendado para menores de 12 anos. Sob justificativa, o órgão alegou “linguagem imprópria e drogas ilícitas”. O SBT ganhou cinco dias para as alterações.

Em agosto, a novela Amores Verdadeiros, que deixou a grade na semana passada, foi reclassificada pelo Ministério da Justiça. No mesmo mês, a Coordenação de Política Indicativa mudou a classificação do Programa Silvio Santos. A advertência anterior estava em vigor desde 2008.

A modificação da portaria para o PSS foi feita depois que “foram constatadas tendências de ato violento (12 anos), agressão verbal (12 anos), estigma/preconceito (14 anos), linguagem chula (12 anos), linguagem de conteúdo sexual (12 anos), dentre outras, agravadas por frequência e relevância”.

O SBT não foi o único alvo do Ministério da Justiça. A Record também apareceu na lista das reclassificações. Atualmente às 15h15, a reprise de Prova de Amor saiu de não recomendada para menos de 10 anos para não recomendada para menores de 12 anos.

O Ministério da Justiça alegou “presença de violência, conteúdo sexual e drogas ilícitas” como argumento para a mudança na classificação indicativa. A mudança veio à tona dias após um crescimento importante na audiência da novela, na casa dos 6 pontos e com uma diferença confortável para o SBT, terceiro colocado no horário.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›