SBT encerra Libertadores com menos da metade da audiência da Globo

SBT
Palmeiras comemora a Libertadores no Maracanã; SBT dá menos audiência do que a Globo (Imagem: Reprodução / SBT)

O SBT encerrou a transmissão da Libertadores 2020 no último sábado (30), com a final entre Palmeiras e Santos. O alviverde venceu, foi bicampeão e deu ao canal de Silvio Santos uma média histórica em audiência em São Paulo, com média acima dos 20,0 pontos e picos na faixa dos 30,0 pontos.

Mas, a alegria do canal paulista foi pouco perto do atingido pela Globo com o mesmo torneio. A Libertadores começou o ano no canal da família Marinho, mas durante a pandemia parou nas mãos do seu principal concorrente quando o assunto é futebol.

Considerando apenas o mercado da Grande São Paulo, a praça mais importante para o mercado publicitário, a Globo atingiu média de 26,0 pontos enquanto foi detentora do torneio internacional, contra apenas 12,0 pontos do SBT.

Os números foram correspondentes apenas a temporada de 2020 e que encerrou no último final de semana. A Libertadores 2020 invadiu 2021 por causa da sua paralisação devido à pandemia do novo coronavírus. O mesmo aconteceu com o Campeonato Brasileiro.

No Rio de Janeiro, a diferença de audiência foi muito maior. A Globo anotou 36,0 pontos de média, principalmente com a ajuda da torcida do Flamengo, que foi eliminado nas pitavas de final. O SBT, por sua vez, só conseguiu 11,0 pontos de média com os jogos das quartas de final em diante.

Em recente entrevista ao Meio & Mensagem, o diretor de negócios e marketing do SBT, Fred Müller, falou sobre os recordes de audiência conquistados pelo SBT com a Libertadores e destacou a chegada de novos players na disputa com a TV linear:

“Tratamos a audiência como resultados de vários fatores. Hoje competimos pelo tempo e atenção das pessoas, e isso mudou drasticamente nos últimos anos e com o surgimento de novos players que vão além da TV linear [O SBT]. Alcançamos números muito expressivos, com recordes de audiência”.

O executivo ressaltou que os números “precisam ser extrapolados” e deu como exemplo as exibições dos jogos em outras telas e especificou o SBT Vídeos e o SBT.com.br, com transmissão simulcast.

Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.
Veja mais ›