O SBT trava uma guerra inédita com a Globo por causa de A Favorita, atual novela do Vale a Pena Ver De Novo. O canal de Silvio Santos denunciou a trama de 2008 ao órgão do Ministério da Justiça responsável pela classificação indicativa de programas de TV.
VEJA ESSA
A emissora paulista conseguiu com a denúncia que o folhetim de João Emanuel Carneiro fosse de “não recomendado para menores de 12 anos” para “não recomendado para menores de 14 anos”.
A Globo recorreu, mas o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça negou o pedido de revisão. Além disso, segundo o Notícias da TV, o DPJUS ameaçou com uma nova classificação, desta vez para maiores de 16 anos, faixa considerada para atrações com nudez, sexo e palavrões em excesso.
A alta cúpula do canal afirmou ao órgão do governo que, “após recebermos constantes ofícios referentes à reclassificação etária de conteúdos exibidos”.
Em seguida, a emissora acrescentou: “Recebemos um questionamento de nossa diretoria de Programação sobre conteúdos exibidos em outras emissoras, por exemplo, a novela A Favorita, da Rede Globo, classificada como 12 anos, porém, possui elementos claros de 14 anos”.
A empresa concluiu que “busca sempre estar de acordo com as exigências do MJ e, mesmo quando há divergências e recebemos os ofícios, fazemos as devidas alterações dentro do prazo estipulado”, e cutucou: “Porém, notamos que outros veículos não sofrem o mesmo monitoramento”.
Atitude do SBT contra A Favorita mobiliza a Globo, que leva dura do Ministério da Justiça
A Globo ficou na bronca pelo fato do órgão ter analisado a versão completa de A Favorita, disponível no Globoplay, e não a versão picotada exibida no fim da tarde na TV.
“A versão que está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo não é a versão integral da obra, mas sim uma versão editada dia após dia, que sofre naturalmente cortes em seu conteúdo, visando adequá-la ao espaço de tempo de duração do Vale a Pena Ver de Novo, além da adequação ao seu público-alvo”, expôs.
Mesmo com o argumento, no dia 24 de agosto a reclassificação com o selo de +14 anos veio, e com a ameaça de +16. “A novela não encontra condições de ter o selo +12. Encontramos elementos de +16, mas vamos manter sua classificação como não recomendada para menores de 14 anos”, registrou.
Apesar da mudança, a trama não corre qualquer risco de ter o seu horário alterado, uma vez que o selo de classificação não está mais atrelado à faixa de exibição, segundo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal).
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.