SBT paga indenização ao Vitória após constrangimento público em reality

SBT
SBT é condenado em ação judicial após ataque ao Vitória (Imagem: Reprodução / SBT)

O SBT foi obrigado a desembolsar a quantia de R$ 27,9 mil de indenização ao Vitória, da Bahia, por causa de uma montagem com uma palavra que causou constrangimento para o clube. “Vice”, de “vice-campeão”. O mal-estar ocorreu durante o reality show Menino de Ouro em 2013.

De acordo com as informações do UOL Esporte, o processo estava correndo desde aquele ano e só foi julgado em 2021 pela Justiça da Bahia. Tudo começou em junho de 2013, quando o canal de Silvio Santos usou um escudo editado do Esporte Clube Vitória onde era possível ler a palavra “vice” ao invés da sigla “ECV” de Esporte Clube Vitória.

A imagem usada sem querer pela emissora é usada cotidianamente por torcedores de times rivais pelo fato do Vitória nunca ter vencido um torneio nacional. O Bahia, por exemplo, já venceu dois campeonatos nacionais. Em outro trecho, o Vitória alegou que o programa afirmou que o clube “é um eterno vice” do Bahia.

O processo movido pediu indenização por dano moral e material à imagem do Vitória. O SBT defendeu que o erro da produção foi em boa-fé. Em junho de 2019, o caso foi julgado. A Juíza Luciana Magalhães Oliveira Amorim, da 10ª Vara de Relações de Consumo do Tribunal de Justiça da Bahia, entendeu que o Vitória teve sua imagem prejudicada, mas negou dano material, julgando o caso como “procedente em parte”.

“JULGO PROCEDENTE EM PARTE O PEDIDO, para condenar o demandado a pagar à parte autora, a título de indenização por danos morais, a importância de 20.000,00 (vinte mil reais), acrescida de juros de 1% ao mês, devidos a partir da citação, e correção monetária pelo INPC, devidos a partir da fixação do valor, extinguindo o processo com resolução de mérito”, definiu a magistrada.

Em abril deste ano, o time entrou com um pedido de execução de pena na Justiça. O SBT argumentou que houve exagero nos valores e solicitou o embargo do pagamento realizado, o que foi acolhido pela Justiça.

O Vitória se tornou uma das estrelas da programação do SBT no Nordeste por causa da Copa do Nordeste. O clube já venceu o campeonato quatro vezes e, pelo menos até 2022, o torneio será exibido pelo canal da família Abravanel.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›