SBT perde recurso e terá que pagar indenização para viúva de humorista

SBT
SBT perde recurso em briga judicial com viúva de comediante (Imagem: Divulgação / SBT)

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o recurso movido pelo SBT e condenou o canal a indenizar a viúva e os filhos de Gilberto Fernandes, ator conhecido como Gibe, intérprete do Papai Papudo, do programa Bozo, e responsável por várias câmeras escondidas da emissora.

Laudi Aparecida Fernandes, a viúva, informou em juízo que o marido deixou a emissora em 2022, mas a partir de 2011 ele reapareceu na tela da TV de Silvio Santos e nas redes sociais, sem qualquer autorização da família ou remuneração. As informações são do UOL.

Mais de 130 obras foram colocadas na web, alcançando quase 350 milhões de visualizações. “O SBT e suas afiliadas permanecem explorando economicamente a imagem de Gilberto Fernandes sem qualquer autorização dos herdeiros”, disse o advogado Marcos de Araújo Cavalcanti, representante da viúva.

Veja Também

Em defesa, o SBT negou o uso “contumaz” das “supostas interpretações do artista” e alegou que a divulgação das 130 obras do artista “são especulativas e carentes de comprovação ou verossimilhança”.

O artista morreu em 2010, aos 75 anos, e por anos foi estrela de produções do canal da família Abravanel. O ex-funcionário foi redator e ator das Câmeras Escondidas do Topa Tudo Por Dinheiro e do Programa Silvio Santos.

Como Papai Papudo, Gibe ficou famoso pelo bordão “5 e 60” quando Bozo lhe perguntava as horas durante o programa.

Justiça contra o SBT

O desembargador Natan Arruda, relator do processo no Tribunal de Justiça de São Paulo, considerou irregularidade na exploração da imagem do artista, pois houve exibição por longo período:

“A imagem e a voz são bens essenciais da personalidade, não podendo, assim, serem violados como ocorreu no caso em exame”.

Uma perícia foi acionada para que seja determinado quantas vezes as imagens com Gibe foram exibidas ao longo dos anos e, somente assim, calcular o valor a ser pago. O SBT foi proibido de fazer novas exibições sem autorização dos herdeiros.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›