SBT toma atitude contra Bolsonaro após decisão envolvendo passaporte vacinal

SBT
SBT Brasil desmentiu fala de Bolsonaro sobre atitude da Anvisa (Imagem: Reprodução – SBT / Montagem – RD1)

O SBT Brasil noticiou a decisão do Governo Bolsonaro em não exigir o passaporte da vacina para estrangeiros que entram no Brasil. No entanto, o telejornal fez questão de desmentir uma fala do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

O noticiário mostrou o discurso do político, que declarou: “Estamos trabalhando agora com a Anvisa, que quer fechar o espaço aéreo. De novo, porr*?”.

A reportagem do SBT, porém, ressaltou: “Em novembro a Anvisa enviou para a Casa Civil duas notas técnicas sobre o cenário epidemiológico da Covid-19 e não cita o fechamento do espaço aéreo brasileiro.”

A declaração de Bolsonaro foi feita em discurso no Palácio do Planalto, durante cerimônia de assinatura dos contratos com as empresas vencedoras do leilão do 5G, a nova geração de internet móvel.

Ele falou em “uma briga enorme” sobre o passaporte da vacina. “Nós vemos uma briga enorme aqui agora sobre passaporte vacinal. Quem é favorável, não se esqueça: amanhã alguém pode impor algo para você que você não seja favorável”, iniciou.

“E a gente pergunta: quem toma vacina pode contrair o vírus? Pode e contrai. Pode transmitir? Sim e transmite. Pode morrer? Sim, pode, como tem morrido muita gente, infelizmente. A gente pergunta: por que o passaporte vacinal? Por que essa coleira que querem colocar no povo brasileiro?”, indagou.

A Anvisa argumentou para a Casa Civil que o cenário é preocupante, entre outros motivos, porque os países no sul da África mais atingidos pela ômicron têm baixa cobertura vacinal. Ao não exigir o comprovante de vacinação, o país, então, poderia facilitar a entrada de pessoas não vacinadas e que poderiam estar carregando o vírus.

O documento também apontou que um novo pico de casos gerado pela variante ômicron poderia ser freado pelo aumento da população vacinada com a dose de reforço.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
Veja mais ›