A chuva que paralisou São Paulo nesta segunda-feira (10) ganhou destaque em todas as grandes emissoras de TV. Inclusive no SBT, que, num movimento surpreendente, derrubou o Bom Dia & Cia, estendendo o Primeiro Impacto, todo dedicado à tragédia – com significativa participação na audiência. A cobertura seguiu no Fofocalizando. O bom trabalho, porém, acabou comprometido pela total falta de noção de Mara Maravilha.
VEJA ESSA
Além de parecer estar em um mundo paralelo, com uma postura nada condizente com o clima de consternação, Mara disparou impropérios acerca da situação de desalojados. Trouxe para o debate o caso de uma pessoa que morava em um prédio torto: “O povo brigando porque não queria sair do prédio. Também tem essa situação, às vezes a autoridade vai lá e fala: ‘vocês precisam sair, não podem continuar morando aí, tem risco, tem perigo’. Mas [as pessoas] insistem em ficar“.
O colega Gabriel Cartolano rebateu: “Falam ‘você precisa sair daí’. Tá, e eu vou pra onde? Eles [as autoridades] não dão nenhuma solução!“. Maravilha, contudo, prosseguiu. Citou um filme “que fala que a natureza estava dando sinais” e classificou os temporais como “sinal“, afirmando que não dá para contar “só com autoridades“. Mesmo diante das imagens do caos, definiu o programa como “florido“, numa alusão às apresentadoras Chris Flores e Márcia Dantas, convidada especial.
Tanto Chris, quanto Lívia Andrade, revidaram de imediato – e também nas redes sociais. O clima de animosidade, óbvio, comprometeu o trabalho, extremamente necessário. Como nos tempos em que Leo Dias usava a atração para “promover” seus atritos com famosos e com os próprios companheiros. Ou nas estadias anteriores de Mara, que contaram com episódios ligados à homofobia e à gordofobia, além de conflitos no palco.
Mara Maravilha foi extremamente representativa para a TV brasileira nas décadas de 1980 e 1990. Era a apresentadora infantil que espelhava o povo brasileiro, num território dominado por loirinhas de ar europeu. Cantava – ainda canta, aliás – melhor que as companheiras Xuxa, Eliana e Angélica. Não escondia amores, problemas; nem mesmo o próprio corpo e a fé. É de se lamentar que uma figura de tamanho peso faça hoje demasiado esforço para se tornar absolutamente desnecessária.
Defesa
Nesta terça-feira (11), Mara se justificou alegando que “vão-se os anéis, mas ‘ficam-se’ os dedos“. Disse “ficar triste” com as pessoas perdendo as casas, mas também “perdendo a dignidade“. Reclamou por “deturparem” suas falas, como se ela fosse uma pessoa que não tem compaixão. E queixou-se de quem fica na internet “fazendo comentário inconveniente“. Acusou, mas não retirou nadinha das bobagens que disse…
Nova das 21h – 1
Com São Paulo tomada por alagamentos, deslizamentos e outros incidentes do tipo, a Globo se viu obrigada a adiar os trabalhos de Em Seu Lugar, substituta de Amor de Mãe às 21h. Protagonista da trama de Lícia Manzo, Cauã Reymond lamentou em seu Instagram Stories: “Esperando a chuva passar para nosso primeiro dia de gravação“. A equipe entrou em cena hoje, rodando sequências em um hangar.
Também nesta terça, a jornalista Patrícia Kogut trouxe detalhes dos perfis dos gêmeos entregues a Cauã. Os dois foram separados ainda na maternidade. Um deles, criado por uma família rica, é viciado em álcool, cocaína e remédios. O outro cresceu num orfanato; inteligente, mas sem grandes oportunidades, ele leva a vida como manobrista em um estacionamento e vendedor ambulante no Maracanã.
Nova das 21h – 2
A mesma Patrícia Kogut confirmou hoje informação dada com exclusividade pela coluna ontem: Lilia Cabral e Letícia Colin dividem o protagonista do próximo folhetim de João Emanuel Carneiro, no ar em novembro, às 21h. Lilia viverá a mãe má que rejeita a filha, deficiente visual. A direção-geral foi entregue a Gustavo Fernandez; Carlos Araújo responde pelo comando artístico.
Catálogo
O canal Almanaque Latino, conduzido por Thiago Fernandes, destacou em seu envio mais recente que o SBT tem na gaveta a novela La Esclava Blanca (2016), produzida pela colombiana Caracol Televisión. A trama, disponível na Netflix, acompanha a trajetória de Vitória (Nerea Camacho), filha de fazendeiros criada em um quilombo. Cabe lembrar que, após doze anos, o canal de Silvio Santos apostou em um folhetim off-Televisa: Betty, A Feia em NY, da Telemundo.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.