Sikêra Jr deixa de ameaçar a Globo na audiência e perde espaço na RedeTV!

Sikêra Jr

Sikêra Jr deixa de ameaçar a Globo na audiência e perde espaço na RedeTV! (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Sikêra Jr já foi um grande fenômeno de audiência na televisão, chegando a vencer — em seus programas de Manaus (AM) — a novela das 19h da Globo e o Jornal Nacional, antes da pandemia da Covid-19. Na situação atual, tem penado até mesmo para ganhar do SBT e perdido espaço para outros nomes em ascensão.

Sua atração na RedeTV! perdeu público e tem sofrido para registrar 1 ponto de audiência, depois de campanhas contra medidas de combate ao coronavírus e muitas falas apontadas como homofóbicas.

Conforme dados do Ibope no Amazonas, divulgados pelo Notícias da TV, o Alerta Nacional — que é exibido no horário local entre 17h e 18h30 — registrou uma média de 3,7 pontos na TV A Crítica, no período de 11 a 15 de abril.

Nessa mesma faixa, as novelas O Clone e Além da Ilusão marcaram 20,7 pontos para a Globo. A TV Norte, afiliada do SBT, cravou 5,7 pontos com as novelas mexicanas e o Norte Notícias.

Em fevereiro de 2020, o noticiário apresentado por Sikêra tinha média mensal de 12,2 pontos. Em resumo, esse índice caiu mais de 6,8 em pouco mais de 2 anos, prejudicando a audiência da TV A Crítica como um todo, inclusive deixando de ser o programa mais visto do canal.

Apresentador tem concorrência forte na TV

Outra dor de cabeça para o apresentador é um colega local: Clayton Pascarelli, com passagens pela Globo, Record e até pela TV Críticas. O Norte Notícias, veiculado entre 18h15 e 18h45, está vencendo o Alerta Nacional com média de 6,3 pontos, conta outros 3,2.

No entanto, Sikêra Jr até tem conseguido reagir com o Alerta Amazonas, somente para o público de Manaus, mas ainda assim sem ser o que já foi antes. Entre 18h30 e 20h, no período de 11 e 15 de abril, a média foi de 6,7 pontos.

No mesmo horário, a Globo marcou 29,7, SBT com 4,3 e a Record 3,9 pontos. Em fevereiro de 2020, a da atração amazonense alcançava 16,5 pontos perdendo quase 60% do público. Nesse mês, Sikêra superava o Jornal Nacional, que era exibido mais cedo pelo fuso horário diferente do de Brasília.

Início de Sikêra Jr na RedeTV e ganhos financeiros

O famoso, popular nas redes sociais e forte apoiador de Jair Bolsonaro chegou na RedeTV! em fevereiro de 2020 e nesse primeiro mês a média foi de 1,5 ponto em São Paulo. O que parece baixo, foi expressivo já que o canal não registrava esses números desde 2011.

Entre 11 e 15 de abril, essa marca caiu para 0,8 ponto na capital paulista, representando uma perda de 46,7% de público. Além disso, foi ultrapassado pelo A Tarde É Sua e da nova versão do Encrenca, na lista dos mais vistos da emissora, de acordo com o PNT (Painel Nacional de Televisão).

O contrato de Sikêra vai até 2027, como adiantado pelo Notícias da TV, com salário de R$ 500 mil mensais. Sobre os cachês publicitários, 65% ficam com a RedeTV!, 25% com A Crítica e o restante para a MCZ PLY, do apresentador.

A empresa do famoso, por sinal, é quem arca financeiramente com os valores decorrentes das ações judiciais sofridas. A justiça já ordenou indenizações a figuras públicas como Xuxa Meneghel.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.