Enquanto Globo, Record, Band e RedeTV! deixaram os conteúdos infantis de lado, o SBT segue como a única grande emissora a exibir programas fixos voltados para crianças.
Na grade, estão o Bom Dia & Cia, exibido diariamente, e o Sábado Animado, comandado por Silvia Abravanel, que na semana passada completou 30 anos no ar. “Criança não pode se adultizar”, diz apresentadora.
Em entrevista ao portal F5, Silvia reforçou que considera o trabalho uma missão social, defendendo que a TV aberta continue oferecendo conteúdos lúdicos e educativos. Para ela, o espaço serve como contraponto à internet, onde crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos a conteúdos considerados adultos.
“A gente consegue fazer com que a criança viva o momento ‘criança’ dela e não se adultize. Criança não pode se adultizar”, afirmou.
Polêmica sobre concorrência e audiência
De forma bem-humorada, Silvia disse que até gosta de ter o SBT como única emissora investindo no público infantil.
“Eu espero que fique só no SBT, porque daí a gente sempre vai ter a nossa audiência, nosso público. Estou sendo até um pouco egoísta (risos)”, disse.Apesar da piada, ela defendeu que todas as emissoras deveriam retomar espaços dedicados às crianças, seja com desenhos ou outras atrações.
Audiência e curadoria de conteúdo
Atualmente, o Sábado Animado registra média de 2 pontos na Grande São Paulo. Silvia explicou que a seleção de desenhos é feita por ela e pelo diretor Jeff Carvalho, levando em conta o histórico de audiência e a receptividade do público.
“Queremos sempre brincadeiras inovadoras e novas, prezando pelo lúdico”, concluiu a apresentadora.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]