Silvio Santos precisa pagar a Edir Macedo par ter versão do Repórter Esso no ar

Silvio Santos paga para a Record para ter Repórter SBT (Imagem: Record / Divulgação)

Silvio Santos decidiu e o SBT resgatou um formato antigo de boletins jornalísticos ao longo da programação. Para isso, o canal paulista trouxe algo semelhante ao extinto Repórter Esso, e para isso entrou em acordo com o bispo Edir Macedo, dono da Record.

O programa fez parte da programação da TV Tupi entre abril de 1952 e dezembro de 1970. O mesmo era exibido pela Record. Na época, a atração jornalística tinha o nome da marca patrocinadora.

O novo boletim da rede de Silvio Santos, batizado de Repórter SBT, não saiu de graça. O canal família Abravanel entrou em contato com a Record Rio, dona dos direitos sobre a vinheta, para o pagamento de R$ 7 mil anuais, segundo informações da jornalista Cristina Padiglione, do jornal Folha de S. Paulo.

SBT pede mais e Record nega primeira ideia para a volta do Repórter Esso

Na negociação, o SBT pediu que o boletim fosse exibido a cada hora, algo semelhante ao realizado com a Tele Sena, mas a Record bateu o pé e o acordo só foi possível caso a atração fosse ao ar a cada duas horas.

Historicamente, o Repórter Esso foi pensado apenas com a voz do locutor e as imagens dos fatos citados. No programa original, Benedito Ruy Rezende, Dalmácio Jordão, Kalil Filho, Gontijo Teodoro, Luiz Jatobá e Heron Domingues foram os grandes destaques.

A atração estreou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1941, com o início da cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Antes, o programa foi experimentado pela equipe da Rádio Farroupilha de Porto Alegre.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.