Sites piratas oferecem novelas com qualidade de imagem superior à do Globoplay

Globo

Para assistir Ti Ti Ti com qualidade original de imagem é preciso recorrer ao mercado pirata (Imagem: Divulgação / Globo)

Não é de hoje que a Globo enfrenta a concorrência ilegal na venda e exibição de seus produtos pela internet. Há cerca de 10 anos, piratas já ofereciam em mercados online DVDs de novelas como Roque Santeiro (1985), Dancin’ Days (1978), Vale Tudo (1988) e Gabriela (1975), reunindo muitas vezes gravações de videocassetes obtidas por diferentes pessoas, o que culminava em uma qualidade irregular no produto final.

Com o avanço da TV digital e a facilidade de captar imagens pela internet, esse mercado ilegal se especializou e chegou a oferecer para o público novelas com qualidade de imagem superior ao do próprio serviço de streaming da emissora, o Globoplay. Nesta semana, um internauta relatou nas redes sociais que só conseguiu encontrar Ti Ti Ti (2010) com a qualidade original de gravação através de um site pirata, e comparou com as imagens pouco atrativas do Globoplay.

Nas redes sociais, aliás, não faltam reclamações de noveleiros sobre as renderizações de novelas gravadas originalmente em HD entre 2010 e 2011, como Passione, Insensato Coração, Cordel Encantado, Aquele Beijo, A Vida da Gente, Fina Estampa (em versão original), O Astro, Morde & Assopra e Ti Ti Ti. Todas elas estão disponibilizadas em baixa qualidade na plataforma e apresentam cortes de aberturas e vinhetas.

Há cerca de um mês, ao ser consultado pelo colunista do RD1 Duh Secco sobre a qualidade dessas atrações, o Globoplay informou o seguinte: “Estamos constantemente avaliando e investindo na melhoria da qualidade das novelas que estão disponíveis na plataforma, tanto as que foram originalmente captadas em definição padrão quanto as que já foram produzidas em alta definição”.

Vale lembrar que os títulos antigos que estão sendo resgatados no Globoplay, como A Favorita (2008), Tieta (1989), Explode Coração (1995) e, mais recentemente, Estrela-Guia (2001), estão com qualidade de imagem original, assim como as novelas produzidas de 2012 para cá. O problema está mesmo no acervo de 2010 e 2011.

Globoplay não vai se manifestar

Esta coluna entrou contato com a assessoria do Globoplay no início da semana para uma resposta da empresa diante desses sites ilegais e se há um prazo vigente para a melhoria da qualidade das atrações citadas. A representante pediu links desses sites ilegais e a coluna os enviou. Mas após a análise do material, o Globoplay enviou uma mensagem dizendo que simplesmente não iria se manifestar: “Não responderemos”.

O RD1 analisou as imagens do site pirata e as comparou com as que estão disponíveis no Globoplay. A diferença é gritante. Confira:

Daniel Ribeiro
Escrito por

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].