Streaming assume grande vantagem contra a TV paga no Brasil e países vizinhos

Streaming

Serviços de streaming fazem sucesso e são mais consumidos que a TV paga (Imagem: Divulgação)

A BB, empresa de pesquisas de mídia e telecomunicações, divulgou recentemente um mapeamento de consumo de TV e streaming. Nos dados, que foram apresentados por Cristina Padiglione, foi possível notar a vantagem de utilização que os serviços de streaming possuem à frente da TV paga.

Segundo o estudo, 22% dos brasileiros assistem a serviços Over The Top (OTTs), ou seja, modelo que se adequa plataformas como Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video, Disney, HBO Max e Pluto TV, entre outras.

Além disso, é possível notar que 16% possuem assinatura no canal pago e algum serviço de streaming. Ou seja, quem tem poder aquisitivo acaba optando pelas duas opções. Cabe lembrar que existe também OTTs gratuitas, que sobrevivem através de publicidade, a exemplo do Pluto TV, da Viacom.

No levantamento, foi possível identificar que apenas 7% no Brasil assinam apenas a TV paga. Quando analisado toda a América Latina, essa porcentagem aumenta: 24% das residências consomem TV paga e OTTs ao mesmo tempo, enquanto 19% veem apenas OTTs e 17% assinam só TV paga.

O relatório identifica ainda que na América Latina há uma média de 235 plataformas OTTs, 475 mil títulos de filmes e 84 mil títulos de séries disponíveis. O país que fica em primeiro lugar em quantidade de disponibilização desses produtos é a Argentina, com 98 plataformas online. Seguido pelo México, com 95, e o Chile, com 89.

O mapeamento destacou Netflix, Amazon Prime Video e Claro Video como os três principais serviços no conjunto da América Latina, ou seja, com maior número de consumidores. A Netflix ainda vence no consumo de horas, tendo filmes, séries e documentários no Top 3 de gêneros favoritos. As comédias estão em primeiro lugar, seguidas de ação e, em seguida, ficção científica.

No Brasil, as dimensões dessas plataformas ainda serão analisadas, com a medição da Kantar Ibope sobre os serviços de streaming, que ainda está sendo implementado.

O Grupo Globo, através do Globoplay, está investindo pesado justamente para alcançar as grandes concorrentes.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.