O debate com presidenciáveis transmitido pela Band, neste domingo (28), rendeu muitos comentários nas redes sociais. Além do ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) à jornalista Vera Magalhães, o encontro entre os candidatos contou também com referências à novela Pantanal e ao Bonde do Tigrão.
VEJA ESSA
“Quando homens são ‘tchutchuca’ com outros homens, mas vêm para cima da gente sendo ‘tigrão’, eu fico extremamente incomodada. Eu fico brava, sim”, disparou Soraya Thronicke (União Brasil), que usou parte do seu tempo para provocar o chefe do Executivo.
Ela ainda fez uma referência a Juma Marruá (Alanis Guillen), uma das protagonistas do remake de Pantanal. “E digo mais para você: lá no meu Estado, tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas”, completou a candidata.
Quem também deu o que falar foi Felipe d’Avila (Novo), que cometeu uma gafe e trocou o nome da lei Maria da Penha – que pune violência doméstica contra mulher – por “Maria da Paz”, ao abordar políticas públicas voltadas a mulheres.
“Tem uma impunidade no Brasil que é uma coisa que nós precisamos combater com uma Justiça que faça a lei ser cumprida. Segundo, precisamos replicar as boas experiências existentes”, iniciou.
Ele completou: “Por exemplo, a polícia Maria da Paz, uma força importante que vem aumentando brutalmente as mulheres que têm coragem de denunciar estupro. Nós temos que aproveitar as boas experiências de política pública voltadas para combater crimes desta natureza”.
Debate da Band rende muitos comentários na web
No Twitter, muitos internautas disseram que o candidato do Novo se confundiu com a Maria da Paz interpretada por Juliana Paes, em A Força do Querer.
“A Lei Maria da Paz deve ser a Lei Maria da Penha depois de privatizada”, ironizou uma pessoa. “Maria da Paz se preparando para combater a violência”, comentou outra, que postou a foto da personagem da novela de Glória Perez.
Um terceiro internauta declarou: “Lei Maria da Penha mudou de nome pra Maria da Paz, gente, candidato que não tem o mínimo de intimidade com as leis hein, eita NOVO!”.
Confira a repercussão:
Lei Maria da Paz de proteção às boleiras #DebateNaBand pic.twitter.com/cD7MEDvWxd
— Walter Felix (@walteerfelix) August 29, 2022
“Temos que aproveitar os excelentes exemplos como é o caso da Força Maria da Paz.” (Felipe DÁvilla)#DebatenaBand pic.twitter.com/tUSVifRjLh
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) August 29, 2022
“No meu estado tem mulher que vira onça”, Soraya Thronycke em referência a Juma do Pantanal, já que ela é do Mato Grosso do Sul, estado onde a novela é ambientada. #Eleicoes2022 #DebateNaBand pic.twitter.com/tgRFc4RVKH
— ❤? Ádamo Antonioni ?? (@adamoantonioni) August 29, 2022
TCHUTCHUCA PRA OUTROS HOMENS E PRA MULHER VIRA TIGRÃO#DebateNaBand
— Vitor P (@vitorpeccoli) August 29, 2022
TCHUTCHUCA
Soraya Thronicke defende ataque de Jair Bolsonaro a Vera Magalhães:
– Com homem é tchutchuca, com mulher é tigrão!#DebateNaBand #Eleições2022 | @SorayaThronicke @veramagalhaes pic.twitter.com/teRucn2Cig— Luiz Ricardo (@excentricko) August 29, 2022
O melhor momento de Ciro contra Bolsonaro, sem dúvidas. #DebateNaBand pic.twitter.com/KJMuU74ZIK
— A Primeira Via 12 (@APrimeiraVia) August 29, 2022
O LULA RINDO DO BOLSONARO #DebateNaBand pic.twitter.com/gAlzpOesBz
— ✨ ana está lendo (@anaestalendo) August 29, 2022
“Temos que aproveitar os excelentes exemplos como é o caso da Força Maria da Paz.” (Felipe DÁvilla)#DebatenaBand pic.twitter.com/tUSVifRjLh
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) August 29, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]