TCU investiga lavagem de dinheiro em financiamento do Banco do Brasil para Val Marchiori

Val Marchiori era sócia da Torke Empreendimentos
Val Marchiori era sócia da Torke Empreendimentos (Imagem: Divulgação / Band)

O Tribunal de Contas da União, através do ministro André Luis de Carvalho, vai pedir nesta quarta-feira (19) que gestores do Banco do Brasil sejam multados por supostas fraudes em um empréstimo feito a uma empresa de Val Marchiori.

O ministro afirma haver indícios de lavagem de dinheiro em operações feitas pela Torke Empreendimentos, empresa da qual a ex-participante do reality “Mulheres Ricas” era sócia e obteve em 2013 um financiamento no valor de R$ 2,7 milhões destinados a compra de cinco caminhões.

O dinheiro vinha do Programa de Sustentação do Investimento, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Além do valor já citado, outros R$ 200 mil foram inclusos na linha de crédito também do Banco do Brasil para a compra de um Porsche Cayenne, de uso pessoal da empresária e apresentadora.

Ao jornal, o advogado de Marchiori, André Boiani, reiterou que a denúncia oferecida pelo MPF  (Ministério Público Federal) foi rejeitada em duas instâncias pela Justiça Federal, que já se manifestou no sentido de que ela não praticou ato ilícito.

“Conhecendo o processo criminal a respeito, muito me surpreende essa posição do TCU, porque não há elementos para falar uma coisa dessas. Houve uma investigação muito severa por parte da Polícia Federal. Todos concordaram que não tem nenhum indício de irregularidade”, afirmou.

Ele explicou que os caminhões adquiridos estão em operação e que não há inadimplência nos empréstimos. “Os caminhões são da Torke e fazia parte do contrato de financiamento que eles seriam arrendados para a Veloz. Essa é uma das razões por que a denúncia foi rejeitada. Nunca houve fraude em sentido algum. Tudo foi comunicado desde o início, como seria a operação”.

Saiba Mais:

Val Marchiori surpreende, fura a Band e anuncia volta do “Mulheres Ricas”

Luciana Gimenez rebate comentário de Luiza Brunet, após treta com Val Marchiori

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›