Em época de baixas audiências, todo crescimento, por menor que seja, já é motivo de festa, ainda mais quando envolve um produto recém-lançado, como é o caso de Terra e Paixão.
VEJA ESSA
No ar das 21h34 às 22h46, o segundo capítulo da nova novela das nove da Globo registrou 25,2 pontos de média com pico de 26,9 e share (número de televisores ligados) de 42%, o que significa dizer que a cada dez televisores, quatro estavam sintonizadas no folhetim.
Na mesma faixa, o SBT foi vice-líder com 5,5 pontos, com Record (5,1), Band (1,2) e RedeTV! (0,6) na sequência. Cada ponto equivale a 77 mil domicílios na Grande São Paulo.
Em comparação com a estreia, Terra e Paixão ganhou quatro décimos, passando de 24,8 para 25,2 pontos. O ligeiro crescimento é comemorado, uma vez que o comum é a audiência cair a partir do segundo capítulo.
Antecessoras de Terra e Paixão enfrentaram fantasma
O fantasma do pós-estreia é um fenômeno que atinge a maioria das novelas. O público da antecessora, recém-encerrada, entra em estado de “viuvez” e perde o hábito de ligar a TV naquele mesmo horário.
Esse movimento costuma ser ainda mais intenso quando uma trama de sucesso chega ao fim, mas não deixa de ser notado quando envolve uma produção que patinou e não fidelizou o público.
No caso de Travessia, antecessora direta de Terra e Paixão, essa viuvez foi percebida de forma bem clara. Lançada após a cultuada Pantanal, a novela de Glória Perez registrou 25,9 pontos na estreia e 24,2 pontos no segundo capítulo.
O remake de Pantanal, último sucesso da faixa das 21h, começou com 28,3 pontos e anotou 27,7 no segundo capítulo. A queda mínima, de menos de 1 ponto, veio a se justificar capítulos depois, com a criação de Benedito Ruy Barbosa se mostrando um acerto da Globo.
Já Um Lugar ao Sol, queridinha da crítica especializada e dona do título de maior fracasso do horário em todos os tempos, debutou com 25,2 pontos e consolidou 23,8 no dia seguinte.
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].