Novela Terra e Paixão: história, elenco, personagens e audiência

Matheus Grangeiro

03/04/2023

Com data de estreia prevista para 8 de maio, uma segunda-feira, Terra e Paixão,  de Walcyr Carrasco, é a novela das nove sucessora de Travessia na TV Globo. Confira aqui um guia completo, com elenco, personagens e expectativa de audiência.

Terra e Paixão se passa na cidade fictícia de Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul, tendo Aline como símbolo de uma mulher honesta, trabalhadora e em constante busca por justiça – tanto para ela, quanto para o seu marido falecido. Seu objetivo é reparação, que não virá sem um alto custo. Não à toa será uma história épica!

Sinopse da Novela

Uma mulher que luta para honrar a memória do marido falecido decide assumir os negócios da família, que está à beira do colapso. Movida a esperança e desejo de justiça, Aline (Barbara Leis) bate de frente com a família do maior produtor rural de Nova Primavera, Antônio (Tony Ramos) – um homem ambicioso e envolto em mistérios.

Após a morte criminosa do marido, Samuel (Ítalo Martins), Aline se torna mãe solo de João (Matheus Assis), um menino forte e corajoso que vira seu precoce – e inseparável – braço direito.

Antes uma professora dedicada, ela se vê obrigada a largar tudo para manter as terras deixadas pelo esposo e honrar o seu passado.

Aline aprende a plantar e lidar com o maquinário agrícola e o mercado do agronegócio com a ajuda de Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel e amigo fiel nas horas mais difíceis, além de Jussara (Tatiana Tiburcio), outra companheira de sempre.

Nesse ínterim, a viúva acaba se aproximando dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), filhos do poderoso fazendeiro Antônio, com quem precisa brigar para manter suas terras ao mesmo tempo em que descobre sentimentos novos por cada um deles.

Elenco da novela Terra e Paixão

Com roteiro de Walcyr Carrasco e direção artística de Luiz Henrique Rios, a nova novela das nove será estrelada por Barbara Reis, Cauã Reymond e Johnny Massaro. Confira os principais personagens da novela: 

  • Barbara Reis é Aline Barroso Machado;
  • Johnny Massaro é Daniel La Selva;
  • Cauã Reymond Caio Meirelles La Selva;
  • Glória Pires é Irene Pinheiro La Selva;
  • Tony Ramos é Antônio La Selva;
  • Agatha Moreira é Graça Borghin Junqueira;
  • Paulo Lessa é Jonatas dos Santos;
  • Débora Falabella é Lucinda Kuerton Andrade;
  • Ângelo Antônio é Marcos Andrade;
  • Leandro Lima é Delegado Marino Nolasco;
  • Débora Ozório é Petra La Selva;
  • Susana Vieira é Cândida Rossini;
  • Tatá Werneck é Anely Kuerton;
  • Tatiana Tiburcio é Jussara Barroso Machado;
  • Felipe Melquiades é Cristian Kuerton Andrade.

Quer mais informações de quem é quem? Confira o conteúdo completo sobre o elenco de Terra e Paixão!

Personagens Principais de Terra e Paixão

Confira abaixo as características dos protagonistas e coadjuvantes da nova novela das nove.

Aline Barroso Machado (Barbara Reis)

Protagonista da trama, Aline está de luto após o assassinato do marido ao passo que herda as propriedades agrícolas dele e precisa levar adiante seu legado.

Em meio a tantas mudanças na vida, a ex-professora desperta as paixões dos irmãos Caio e Daniel, além de Jonatas, primo de seu falecido esposo.

Daniel La Selva (Johnny Massaro)

Filho da vilã Glória Pires, Daniel é rival de Caio, seu meio-irmão por parte de pai.

Ao longo da trama, tentará conquistar o coração de Aline, com resultados imprevisíveis.

Cândida Rossini (Susana Vieira)

Candida (Susana Vieira) em Terra e Paixão

Candida (Susana Vieira) em Terra e Paixão (Divulgação/ TV Globo)

Susana Vieira interpretará Cândida, vivida pela veterana da TV Globo, sabe todos os segredos da vilã Irene.

Dona de um bar na cidade, ela conhece todo mundo – inclusive aqueles que já partiram dessa para melhor.

Caio Meirelles La Selva (Cauã Reymond)

Cauã Reymond interpretará o enteado de Irene, o galã promete deixar o coração de Aline bastante dividido. Ao mesmo tempo, se vê envolvido no esquema de ambições de sua família.

Anely Kuerton (Tatá Werneck)

Tatá Werneck vive Anely, uma jovem que ganha dinheiro como stripper de sites adultos (e esconde isso do namorado, Odilon (Jonathan Azevedo), que nem desconfia de nada.

Irene La Selva (Glória Pires)

Possivelmente a personagem será a que mais deve roubar as cenas. Glória Pires interpretará uma grande vilã da trama, Irene é uma mulher poderosa, milionária e, infelizmente, maquiavélica.

Casada com Antônio La Selva, Irene tenta privilegiar seus dois filhos biológicos em detrimento do afilhado, fruto de um relacionamento anterior do esposo.

Além disso, seu grande objetivo em Nova Primavera, cidade fictícia da novela, é tomar as terras da mocinha Aline.

Antônio La Selva (Tony Ramos)

Tony Ramos Terra e Paixão

Eternamente apaixonado por Agatha, mãe falecida de Caio, o personagem de Tony Ramos é um homem notadamente crítico e autoritário.

Antônio culpa o filho pela morte da amada, uma vez que ela morreu durante seu parto.

Na trama, é casado com Irene (Gloria Pires), com quem teve outros dois filhos: Petra e Daniel. Ao lado da esposa, quer tomar as terras de Aline, que foram desmembradas de sua propriedade, porque nelas há cursos d’água em abundância.

Audiência da novela Terra e Paixão

Terra e Paixão chega com a missão de resgatar os números de audiência de “Pantanal” após o fiasco de “Travessia”.

Para atrair a atenção do público, Walcyr Carrasco promete injetar na trama temas espinhosos, como abuso físico e psicológico, traição e preconceito, além de contar com um arco dramático envolvendo um casal lésbico. E essas são só alguns dos assuntos polêmicos da trama. Saiba o que mais esperar da novela Terra e Paixão…

A TV Globo se dará por satisfeita se os números do Ibope voltarem à casa dos 30 pontos – número que Travessia raramente costuma alcançar.

Curiosidades da novela Terra e Paixão

Confira algumas curiosidades sobre o folhetim de Walcyr Carrasco que estreia dia 8 de maio na TV Globo.

1. Tatá Werneck será “coadjuvante de luxo” na trama

Tatá viverá Anely, uma garota que trabalha às escondidas do namorado conservador como uma dominatrix de site adulto.

2. Povos originários serão peça fundamental

A questão dos povos originários será tema de relevo da nova novela das nove.

Na prática, os personagens desse núcleo vão contracenar com Aline, com o pajé Jurecê Guató (Daniel Munduruku), sua filha Iraê (Suyane Moreira), mãe de uma adolescente, e Yandara (Rafaela Cocal), que se tornará modelo ao longo do enredo.

3. Retorno de Susana Vieira às novelas

Após um hiato de quatro anos, Susana Vieira chocou a todos ao retornar aos folhetins diários, onde interpretará Cândida, dona de um bar que carrega inúmeros segredos escabrosos da vilã vivida por Glória Pires.

Quer saber mais detalhes? Confira aqui o que esperar de Terra e Paixão e fique por dentro antes mesmo da novela começar.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Matheus Grangeiro
Escrito por

Matheus Grangeiro