Thalma de Freitas entra em debate sobre Zilda, sua personagem em Laços de Família

Thalma de Freitas como Zilda, em Laços de Família; atriz comentou sobre o debate a respeito do tratamento dado a empregada pelos outros personagens da trama (Imagem: Reprodução / Globo)

Destaque em Laços de Família, atual novela em reprise no Vale A Pena Ver de Novo, Thalma de Freitas, intérprete de Zilda, comentou sobre os debates na internet a respeito da personagem. Empregada da casa de Helena (Vera Fisher), ela tem chamado a atenção nas redes sociais devido ao tratamento dispensado em algumas situações.

Em uma época na qual as relações de trabalho entre patrão e funcionários não era tão discutidas, e ações abusivas, excessos nas cargas horárias de trabalho e assédio moral eram toleradas, o público começou a apontar esses problemas, ainda comuns no início dos anos 2000, quando os direitos de colaboradores de serviço domestico não eram assegurados. 

Diante da repercussão, a atriz resolveu entrar na discussão, e acredita que se a trama de Manoel Carlos fosse produzida nos dias atuais, a realidade de Zilda seria completamente diferente. “Se a novela fosse hoje, seria muito diferente. Capaz de Zilda ter cenário próprio”, apostou ela em um post em seu Twitter. 

Thalma ainda acrescentou, que diante a tantos abusos, que a empregada sofria nas cenas do folhetim, hoje em dia, não aceitaria os excessos e reclamaria, com razão: “Mas, Dona Helena, eu sou a única que trabalha aqui”, acrescentou.

Em um dos capítulos, a forma como Zilda é tratada pelas suas patroas chegou a ofuscar até mesmo o grande evento do dia: a festa de noivado entre Camila (Carolina Dieckmann) e Edu (Reynaldo Gianecchini), levando o nome da personagem aos Trending Topics do Twitter.

A fiel escudeira de Helena, que sempre se refere à ela como “da família”, não participou da festa, e ainda por cima precisou assumir os cuidados dos filhos de Capitu (Giovanna Antonelli) e Clara (Regiane Alves), convidadas para o evento. E ainda foi repreendida pela filha da patroa, por insistir para que ela se alimentasse como convém a uma grávida.

Zilda só é boa para fazer suquinho, pro noivado ela não serve“, afirmou um usuário. “Camila e Helena gostam tanto da Zilda que nem convidaram ela pra festa“, observou outro. “A Zilda é aquela empregada que o patrão diz ‘é da família’, mas na primeira oportunidade descarta“, salientou mais um.

Veja mais ›