Thiago Martins é criticado ao se posicionar contra cotas raciais e fala de personagem gay

Thiago Martins
Thiago Martins é criticado ao se posicionar contra cotas raciais e fala personagem gay (Imagem: João Cotta / Globo)

Thiago Martins deu uma extensa entrevista para o canal Na Real, no YouTube, e exprimiu seus posicionamentos sobre assuntos polêmicos como cotas raciais e gays na teledramaturgia.

Iniciando o papo, o ator relacionou o termo “mimimi” com a onda de ataques nas redes sociais: “Hoje todo mundo tem voz. Todo mundo sempre teve voz, com internet e redes sociais, isso ficou muito mais fácil. Hoje você vê a quantidade de ataques que acontecem nas redes sociais, é quase todo dia“.

Na sequência, ele descreveu o que tem observado na internet e opinou: “Tem sempre alguma polêmica por alguém ser atacado, seja porque é negro, porque é branco, porque é pobre, porque é rico, porque apoia um partido e não apoia o outro… Liberdade de expressão é bem-vinda, desde que não atrapalhe o outro“.

A grande polêmica ficou para a parte que Thiago começou a falar sobre cotas raciais em instituições de ensino: “O negro não tem o espaço que nós brancos temos. Eu tenho muitos amigos negros e a gente conversa sobre isso. A cota me machuca, por exemplo. Isso dói porque a cor da pele não muda nossa inteligência e nosso caráter, nós somos iguais. A única coisa que muda é nossa pele“.

Pra quê existe cota para os negros? Não! Universidade e escola tem que ser pra todo mundo. Emprego tem que ser pra todo mundo. A gente vê exemplos de negros bem sucedidos pelo país, tanto na música, quanto no futebol, quanto sendo empresário, sendo advogado… Por que ‘tiveram a chance’ e aproveitaram. Hoje eu aplaudo realmente os discursos“, continuou ele, explicando seu ponto de vista.

Finalizando o ponto, foi claro ao se dizer contra a tal iniciativa e justificou com a mestiçagem de culturas estrangeiras no Brasil: “Eu sou contra e dói em mim as cotas. A cota pra mim é vergonhoso no país, porque a gente tá sempre se misturando“.

No campo de comentários do YouTube, Thiago Martins foi duramente criticado pelas falas. “Eu podia jurar que esse Thiago era esclarecido. Nossa, como as aparências enganam. Pronto, já criei ranço“, disse uma seguidora do canal. Outro internauta complementou: “Cotas são reparação social. Negros bem sucedidos são minorias e fizeram um esforço bem maior que os brancos. Estude mais“.

Seguindo a conversa, o intérprete de Ryan em Amor de Mãe confirmou a vontade de fazer um personagem homossexual na televisão: “Eu queria muito! Eu pedi esses dias pra um autora amiga minha. Mas não quero ser gay contido não, quero ser ‘gay gay’“.

Temendo ser mal interpretado por esta última frase, Thiago se explicou ao fim: “Quero ser um gay espalhafatoso, eu quero rímel, quero ser louca, dar muita pinta… Eu quero muito fazer o gay engraçado, porque a maioria dos meus amigos gays são engraçados“.

Confira:

WordPress Lightbox