Tiago Leifert é ignorado pela classe artística e recebe apoio apenas de ex-BBBs

Tiago Leifert
Tiago Leifert é ignorado pela classe artística e recebe apoio apenas de ex-BBBs (Imagem: Reprodução – Instagram / Montagem – RD1)

A confusão entre  Ícaro Silva e Tiago Leifert serviu para separar, de forma visual e bem prática, a classe artística brasileira das celebridades mais básicas.

Sem a menor profundidade nos discursos, uma grande ala da comunidade formada por ex-BBBs encheram os dedos para digitar apoio ao apresentador.

Aparentemente, eles achavam que estavam ganhando pontos com a Globo. Será mesmo? A maioria dos tais ex-BBBs não possuem o menor prestígio na emissora.

Sem o mínimo senso crítico esperado, eles saíram em defesa da empresa que nem mesmo os considera como “da casa”.

Por meio de uma rápida passagem pelas publicações do ator e do apresentador, podemos observar a diferença entre os que apoiaram um e dos que defenderam o outro.

Muitos questionaram como Ícaro Silva teve “coragem” de emitir uma opinião como aquela sobre o reality. Isso porque ele acabou de sair de um trabalho na própria emissora.

Tiago Leifert, do alto do seu privilégio de poder escolher não trabalhar e “não precisar” do salário da Globo, fez a mesma coisa. Ele usou o discurso vago para defender o programa que comandou.

Leifert já não faz mais parte do BBB. Mas diferente de Pedro Bial, ainda não cortou o vínculo com o programa e, aparentemente, queria alguma repercussão em cima da polêmica.

Ícaro estava sendo detonado pela internet por conta da sua resposta também precipitada. Mas Tiago conseguiu dar uma resposta ainda mais problemática.

Alegar que o ator não tinha direito de criticar a empresa que paga o seu salário foi o mesmo que tentar calar a boca de milhões de brasileiros.

Hoje, muitas pessoas gostariam de fazer o mesmo que ele, mas não se sentem à vontade para isso. Obviamente, a opinião pública se voltou contra ele.

Os artistas que possuem um pouco de discernimento a respeito de temas de relevância social perceberam isso e escolheram sabiamente de que lado ficar.

Curiosamente, são artistas cujo passe está ainda mais valorizado na própria Globo e em outros grupos de mídia do país, como a Netflix e HBO Max.

Seria mera coincidência ou resultado do posicionamento sólido de todos eles? Seus discursos são alinhados com o bem estar social, que deve ser colocado acima dos próprios interesses pessoais mais rasos.

Celebridades que ficaram ao lado de Tiago Leifert

Sem citar nomes, em defesa de Tiago Leifert, vimos ex-BBBs que chegaram a apresentar programas conhecidos popularmente como ‘vazios’. O motivo foi justamente a falta de significado relevante e conteúdo consistente.

Vimos também ex-BBBs acusados de racismo em diferentes temporadas. Seria uma mera coincidência? Chaveirinhos de famosos também marcaram presença. E ex-BBBs acusados de estupro também estão com a opinião do Tiago.

Ex-BBBs que fazem de tudo por um post em perfis de fofocas também estão lá. Youtubers e ex-BBBs que imploraram por uma ponta na Globo, mas só ganharam oportunidade na RedeTV!, idem.

Ex-BBBs que, não satisfeitos, emendaram o programa com outros e outros realities. Ex-BBBs que traíram a noiva no programa. Cantores sertanejos que usam fofocas da vida pessoal em troca de stream…

Artistas que apoiaram Ícaro Silva

Em apoio a Ícaro Silva, contamos com discursos embasados como o da atriz Letícia Colin. Ela não teve medo de se posicionar e classificou como racismo o discurso de Leifert.

“O famoso racismo estrutural escorre. No medo branco da diferença, da imensidão da vida, na crença da superioridade. Na ilusão do domínio de tudo e todos pelo poder, pelo dinheiro. Nós brancos precisamos encarar nosso abismo de caráter, nosso eurocentrismo nojento e mudar. Socorro, isso é urgente. Te amo meu amigo Ícaro”.

A ex-BBB Thelma, que, inclusive, foi contratada pela Globo após o programa, também ficou ao lado de Ícaro:

“Em 2021, você ouvir ‘eu pago o seu salário’ é se colocar em um lugar de privilégio branco que não dói só no Ícaro, só em mim, dói em várias pessoas. Quer dizer que, se eu estiver em uma empresa, eu não posso criticar nada da empresa porque o meu salário vem dali? Meu salário vem de eu abaixar a minha cabeça ou do que eu presto de serviço? Meu salário vem do meu trabalho. E foi isso que estava escrito na resposta do Ícaro e foi com isso que eu me identifiquei”.

Atriz e diretora, também da Globo, Suzana Pires foi ainda mais além:

“Respeita quem paga seu salário” é o último grito do desespero pelo controle que os coronézins ainda lançam mão. Colonial. Cafona. Arrogante. Elite Falida”.

Outros artistas de verdade que apoiaram Ícaro Silva

Em apoio ao ator, estiveram ainda artistas como Manu Gavassi, Samantha Schmütz, Marcos Pitombo, Fernanda Paes Leme, Giovanna Ewbank, Rafael Zulu, Lucy Ramos, Fabiula Nascimento, Igor Rickli, Armando Babaioff.

Alice Wegmann, Tuca Andrada, Samara Felippo, Roberta Rodrigues, Maytê Piragibe, Renato Góes, Negra Li, Sergio Guizé, Jhonny Massaro, Aline Dias, Thaila Ayala, Camila Pitanga, Rainer Cadete, Jessica Ellen, Rodrigo Hilbert.

Juliana Lohmann, Maria Padilha, Mel Lisboa, Marcella Rica, Andreia Horta, Lua Blanco, Bianca Bin, Day Mesquita, Sérgio Marone, Deborah Evelyn, entre muitos outros que possuem grande destaque na própria Globo.

São artistas que possuem alto prestígio no mercado e reconhecem o valor do próprio trabalho, para que, assim, haja o interesse das empresas e emissoras em terem cada uma dessas marcas pessoais associadas a elas.

Dessa forma, temos um exemplo claro de que bajular uma emissora como a Globo não fará com que ela tenha interesse no passe de nenhuma das celebridades que saíram em defesa de Tiago Leifert.

Atitudes autênticas como as de Ícaro Silva e, mais recentemente, Camila Queiroz, são muito mais significativas quando se trata de artistas de verdade.

Aparentemente, Tiago Leifert deixará de seguir todos os citados, como fez com Babu Santana, Thelma e Manu Gavassi.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Lucas Medeiros
Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.
Veja mais ›