Tom Cavalcante relembrou um dos momentos em que teve dor de cabeça por conta de suas imitações, quando estava na Record à frente do Show do Tom. O comediante, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, disse que sofreu um processo antológico de Silvio Santos quando começou a imitá-lo.
VEJA ESSA
Tom contou que suas imitações acabaram sendo consideradas plágio pelo dono do SBT, que não hesitou em acioná-lo judicialmente. “Eu tive um processo antológico do Silvio Santos, quando eu estava na Record. Foi um processo que gerou uma confusão muito grande porque, junto com o diretor Vildomar Batista, que liberou imitar. Então, trouxeram Sergio Mallandro pra bancada, junto com a Flor, Sonia Lima, Maestro Zezinho pro piano. Fizemos com todo aquele pessoal dele, o Silvio Santos. Caracterização e uma banda ao vivo. Quando eu entrava, havia uma câmera de longe e as pessoas viam o Silvio Santos”, começou Tom.
O humorista, então, prosseguiu detalhando o processo que respondeu por conta das imitações. “No processo veio destacado este momento. ‘Chega a confundir com o apresentador original. O formato e a imitação”, disse Tom Cavalcante.
Politicamente correto no humor
Tom Cavalcante não hesitou em comentar sobre o politicamente correto no humor, área que vem sendo criticada por conta das piadas que vão de encontro com assuntos polêmicos.
“Esse movimento nasce de um posicionamento de uma nova geração que foi educada a pensar assim. Segundo os sociólogos, é uma geração que não gosta de ser fragilizada, ela não gosta que ultrapasse os limites de seu entendimento”, começou.
“Então foi criando essa bolha e aí vem o discurso de que é um resgate da história, de quem sofreu no passado, e precisa ser pago esse preço. É uma complexidade muito grande, mas quando você é interpelado que não pode falar isso, precisar ser questionado do porquê não pode”, observou o humorista.
Sucesso nas redes sociais
O comediante falou sobre as imitações que vem fazendo de artistas e políticos como Roberto Carlos e João Doria. “Eu aprendi a imitar, mas entendi que tinha que fazer uma assinatura minha. Então sempre tem metade Tom e metade do que eu faço”, explicou. Segundo ele, o espaço de humor é feito coletivamente. “Se você se sujeita a ser escada para alguém não é que você é pior. Eu era a verdadeira escada para o cara ir lá na frente e poder crescer, é um time. O humor tem essa percepção, às vezes, o cara acha que fazer humor é só fazer rir, mas não é só isso”, contou.
“A minha amizade com o Roberto é como de todo brasileiro que ama a música dele. Quando comecei minha vida na Rede Globo, conheci ele numa reunião de prêmios e aí nasceu nossa amizade. Uma vez ele me convidou para participar do Especial na Rede Globo, faço há 14 anos o navio com ele. Um dia ele veio num show em São Paulo e desci para falar com ele. Ele disse que ia me dar um presente, pensei que era uma garrafa de vinho, e quando saí, o carro estava cercado com um pano azul. Eu não sabia de nada. Entrei no carro, acelerei e ele disse ‘É seu’, achei que era pegadinha e ele disse que era meu, aí eu entendi que era meu mesmo”, revelou.
Silvio Santos vence processo e recebe mais de R$ 300 mil
A disputa judicial entre Tom, Record e Silvio Santos rendeu uma bela grana que foi embolsada pelo apresentador do SBT. O processo que Tom relembrou, acontecido em 2005, teve sua sentença batida em 2016.
Fora da Record desde 2011, Tom e a emissora foram condenados a pagar a Silvio Santos em quase R$ 350 mil. Os custos, claro, ficaram por conta da emissora de Edir Macedo. O processo, que acusava o concorrente de usar atrações como Qual É a Música? e Show de Calouros, alegou violação de direito de imagem e conseguiu, à época, proibir as imitações de Cavalcante.
Veja:
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.