Tribunal de Justiça condena ativista após ofensa à filha de Henrique Fogaça

Henrique Fogaça
Justiça condena homem que ofendeu filha de Henrique Fogaça (Imagem: Divulgação / Band)

O Tribunal de Justiça de SP condenou um ativista de causas envolvendo animais por ofensas contra a filha do chef e jurado do MasterChef, Henrique Fogaça. O homem partiu para a ignorância na internet quando acompanhou da TV uma prova do programa da Band, em novembro de 2014.

A prova envolvia caranguejos, e o ativista escreveu que Fogaça deveria esfolar a filha, portadora de necessidades especiais, ao invés de ferver animais vivos. Na postagem, ele completou com referências discriminatórias contra a herdeira de Fogaça.

Segundo informações do UOL, o desembargador Vico Manãs afirmou que os termos usados pelo homem contra a criança, na época com 8 anos, foram abjetos. O desembargador Amable Soto disse que a conduta “afronta diretamente o princípio da dignidade da pessoa humana”.

O ativista, que não teve o seu nome revelado, perdeu o processo na primeira instância, foi condenado a 1 ano, 11 meses e 10 dias de reclusão, mas a penas foi substituída por prestação de serviços à comunidade e o pagamento de um salário mínimo. Além disso, uma multa de R$ 3.690. A decisão cabe recurso.

Em defesa, o internauta esclareceu que não teve a intenção de ofender a criança e que, conhecedor da “capacidade elevada dos animais”, comparou a menina com porcos e caranguejos com o “intuito de destacar que esses seres também têm consciência e sentimentos”.

Em 2018, Henrique Fogaça compartilhou um desabafo em sua rede social onde chamou o hater de “covarde” e explicou que o objetivo da publicação era incentivar que as pessoas não ficassem caladas.

Em 2020, motivado pela pandemia do coronavírus, Henrique Fogaça criou o projeto Marmita do Bem, para distribuir marmitas de graça para as pessoas em situação de rua no centro de São Paulo.

“O Marmitas do Bem é um projeto social. Como tudo ficou parado, muitos restaurantes estavam perdendo seus produtos. A gente resolveu pedir doações, temos cozinheiros voluntários. Então a gente faz a comida no Jamile e entrega no centro da cidade”, disse em entrevista ao site do MasterChef.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›