Tudo o que você precisa saber sobre “A Dona do Pedaço”, novela das 21h

A Dona do Pedaço

Juliana Paes e Marcos Palmeira, como Maria da Paz e Amadeu, em “A Dona do Pedaço” (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

Passada a turbulência causada por “O Sétimo Guardião”, com problemas de audiência e repercussão, a faixa das 21h se prepara para receber, nesta segunda-feira (20), “A Dona do Pedaço”. A novela de Walcyr Carrasco – de volta ao horário cerca de um ano após a conclusão de “O Outro Lado do Paraíso” – propõe exaltar o “lado bom da vida”, a partir da trajetória de Maria da Paz (Juliana Paes). Jurada de morte, ela deixa o Espírito Santo para fazer história em São Paulo. Mas, mesmo se tornando um bem-sucedida empresária do ramo da confeitaria, Maria não perde a essência, o espírito livre que tanto envergonha sua filha, Josiane (Agatha Moreira). Assim como também não esquece seu grande amor, Amadeu (Marcos Palmeira), que julga estar morto.

Romeu e Julieta

Na década de 1990, em Rio Vermelho, fictícia cidade do Espírito Santo, duas famílias de justiceiros disputam o comando dos negócios na região: os Ramirez e os Matheus. Dulce responde pelos Ramirez, dividindo a casa com o filho Ademir (Genézio de Barros), a nora Evelina (Nivea Maria) e as netas Maria da Paz (Mirella Sabarense / Juliana Paes) e Zenaide (Manu Fernandes / Maeve Jinkings), casada com Hélcio (Dionísio Neto). Os dois últimos são pais de Fabiana (Maria Clara Baldon / Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista / Paolla Oliveira). Já os Matheus estão sob o domínio de Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos), esposo de Nilda (Jussara Freire), pai de Ticiana (Áurea Maranhão), Vicente (Álamo Facó) e Amadeu (Marcos Palmeira).

Maria da Paz e Amadeu fogem da tradição das famílias, associadas às mortes por encomenda. Ela sempre cozinhou ao lado da avó, que conhece bem dom da neta para a confeitaria; ele estudou Direito em Vitória, vivenciando outra realidade. O destino acaba por uni-los. Apaixonados, Maria e Amadeu propõem o “cessar-fogo”. No dia do casamento, porém, o noivo é baleado no altar. Os Matheus juram a moça de morte; Evelina decide então sumir com a filha, fazendo-a acreditar que Amadeu não resistiu à bala. Nilda relata história parecida ao herdeiro, convencendo-o de que a amada morreu. A guerra Ramirez x Matheus, porém, continua. E acaba por atingir as inocentes Fabiana e Virgínia…

A Dona do Pedaço

Paolla Oliveira e Nathalia Dill, como Virgínia e Fabiana. em “A Dona do Pedaço” (Imagem: João Cotta / Globo)

Branca de Neve

Fabiana é raptada por Vicente, que tem a intenção de dar um fim em sua vida. Ele não consegue, porém, cumprir a ordem do pai, abandonando a pequena em um convento. Consigo, Fabiana carrega um amuleto, dado pela bisavó Dulce. A peça é idêntica à de Virgínia, também presente da “bisa”. Vivi também se vê obrigada a fugir da ira dos Matheus, ao lado da mãe. Em Vitória, porém, Zenaide se perde da filha. Presentes na capital por conta dos negócios da construtora Habitex, propriedade deles, Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale) cruzam o caminho da pequena. Estéril, Beatriz decide ficar com a menina, que cresce em uma luxuosa mansão de São Paulo – enquanto Fabiana permanece sob os cuidados da Madre (Regina Sampaio).

Os Miseráveis

Compete ao Padre (Fernando Eiras) buscar um caminho para Maria da Paz, acolhida por Marlene (Suely Franco), prima do religioso, em São Paulo. A chegada da moça à capital paulista coincide com a instalação de uma família de moradores de rua em uma casa vizinha de Marlene: Cornélia (Betty Faria), a matriarca, Chico (Tonico Pereira), seu marido, o filho Eusébio (Marco Nanini), a nora Dorotéia (Rosi Campos) e os netos Rock (Alexandre Colman / Caio Castro), Zé Hélio (Flávio Bisneto / Bruno Bevan), Rarisson (Theo Almeida / Glamour Garcia) e Sabrina (Alice Jardim / Carol Garcia), sobrinha de Dorotéia, que foi criada como filha dela. Marlene até pensa em denunciá-los, mas Maria, pensando nas crianças, a convence do contrário.

Marlene, Dorotéia e Linda (Rosamaria Murtinho) servirão como “anjos da guarda” para Maria da Paz. A última arruma uma colocação para ela, de empregada na casa de Gladys (Nathalia Timberg). A madame desfruta de boa vida graças ao genro Agno (Malvino Salvador), sócio de Otávio na Habitex. O marido de Lyris (Deborah Evelyn) sustenta também o cunhado, Régis (Reynaldo Gianecchini). Logo no primeiro dia de trabalho, Maria sente uma tontura e desmaia. Régis providencia um médico, que constata: a mocinha está grávida. Dispensada praticamente na mesma hora, a protagonista terá de buscar um novo meio de garantir seu sustento. Cabe a Dorotéia, Eusébio e Marlene encontrar a solução.

A Dona do Pedaço

Reynaldo Gianecchini e Agatha Moreira, como Régis e Josiane, em “A Dona do Pedaço” (Imagem: Fabiano Battaglin / GShow)

Alice no país das maravilhas

Maria da Paz aposta alto no seu potencial como culinarista. Começa a vender bolo pelas ruas de São Paulo. Outro vizinho, Antero (Ary Fontoura), empresta o carro para que se desloque com mais facilidade pela metrópole. O tempo passa e Maria se transforma numa renomada confeitaria, dona de inúmeros negócios ligados a massas, recheios e muito açúcar. Sorte de Josiane, apegada ao dinheiro da mãe, mas distante daquela figura despachada da qual se envergonha. A moça busca alinhar-se a Vivi, agora influencer digital – sem sequer imaginar que ela é a sobrinha que Maria tanto procura. Em busca de fama e prestígio, Josiane se deixa iludir pelas armadilhas do destino. E não demora para articular a “cama de gato” que irá enredar a mãe.

Quem também embarca em “devaneios” de grandeza é Fabiana. Mesmo como postulante – sem ter feito seus votos –, ela responde pela contabilidade do convento. Um belo dia, espiando o “Encontro” de Fátima Bernardes, ela reconhece no braço de Vivi o amuleto que as duas ganharam da bisavó Dulce. Fabiana então se muda para São Paulo, trocando a devoção pela ambição e pelo rancor, ao ver que a irmã “se deu melhor” do que ela.

Mas o reencontro mais esperado de “A Dona do Pedaço”, sem dúvida, é o de Maria da Paz e Amadeu. Após o atentado que sofreu na igreja, ele padece na UTI de um hospital em Vitória. De acordo com o diagnóstico inicial, o advogado não poderá voltar a andar. Porém, com o auxílio da fisioterapeuta Gilda (Heloísa Jorge), Amadeu acaba retomando o controle de suas pernas e de sua vida. Os dois se casam; desta união, nasce Carlito (João Gabriel D’Aleluia). Mas em contato com Márcio (Anderson di Rizzi) e a namorada desta, Silvia (Lucy Ramos), o galã descobre que, em São Paulo, existe uma Maria da Paz, hábil na confecção de bolos. A informação acaba por reacender a paixão pela noiva que julgava morta.

“A Dona do Pedaço”, de Walcyr Carrasco, é escrita em parceria com Márcio Haiduck, Nelson Nadotti e Vinicius Vianna; a direção artística é de Amora Mautner, com Luciano Sabino na direção geral e André Barros, Bernardo Sá, Bruno Martins Moraes, Caetano Caruso e Vicente Kubrusly na direção. No elenco, além dos citados acima, Sérgio Guizé, Rosane Gofman, Rainer Cadete, Pedro Carvalho, Osvaldo Mil, Monica Iozzi, Mel Maia, Lee Taylor, Guilherme Leicam e Cynthia Senek, dentre outros.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.