Faltando muito pouco para sua chegada, a TV 3.0 está vindo por aí e já virou motivo de muita curiosidade para os telespectadores. A nova fase do sinal digital no Brasil promete trazer uma interatividade enorme para o público e aumentar o entretenimento.
Em um evento no Rio de Janeiro, a Globo já realizou um primeiro teste e mostrou que será possivel comprar em tempo real, responder perguntas ou até interagir por meio de chat. A técnologia quer levar o telespectador para o mundo virtual de uma maneira inesperada.
Alguns executivos ressaltam que essa será a possibilidade de transformar os aparelhos de televisão em verdadeiros smartphones na parede. Essa mudança radical promete mudar completamente a maneira como o público irá consumir os programas, novelas e séries.
Em 1950, tivemos a era da TV 1.0 com o sinal analógico, com a 1.5 chegando vinte anos depois com as cores. A versão 2.0 apareceu apenas 40 anos depois com o modelo digital e HD. Em 2021 veio a TV 2.5 com as possibilidades de imagens em HDR, áudio imersivo e DTV Play.
Novos recursos prometem surpreender os usuários com a TV 3.0
O telespectador terá uma possibilidade de imersão enorme, mas uma grande preocupação ainda virou motivo de dúvidas para o governo. Inicialmente, eles acreditam que em um primeiro momento o usuário terá que possuir um conversor.
Acontece que o mercado brasileiro ainda não tem aparelhos de TV que suportem o novo modelo de TV 3.0. Algo parecido aconteceu com o começo da TV Digital, quando grande parte das pessoas tinham que usar outro aparelho.
O Governo Federal ainda deverá decidir se esses aparelhos serão grátis ou os interessados terão que pagar.
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.