TV Brasil censura reportagem que mostrava jornalistas presos na ditadura

Da Redação

10/01/2020

TV Brasil

TV Brasil removeu trecho de matéria que mostraria presos durante a ditadura (Imagem: Reprodução / TV Brasil)

Parte de uma reportagem que retratava os 50 anos de O Pasquim, semanário alternativo existente durante o período da ditadura militar no Brasil, foi censurado do programa Fique Ligado, da TV Brasil. A estatal decidiu não levar ao ar o trecho que falava da prisão dos jornalistas que editavam a publicação.

De acordo com o Portal Imprensa, a atração foi levada ao ar na segunda-feira (6) e dava destaque à exposição O Pasquim 50 Anos, exposta no Sesc São Paulo. A reportagem foi feita pela sucursal da emissora estatal na capital paulista e editada na sede, em Brasília, onde o trecho acabou excluído.

O episódio em questão ocorreu em 1970. Conhecido como Gripe do Pasquim, resultou na prisão de nove jornalistas devido a uma charge que fazia paródia do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo. Na sátira, um balão surgia sobre a cabeça de Dom Pedro I, que dizia “Eu quero mocotó!”. Na época, o episódio causou a ira dos censores.

A reportagem original falava de toda a história referente ao caso, incluindo o depoimento de um dos curadores da exposição, que detalhava o autoritarismo durante a ditadura. A declaração de um visitante da mostra, que falou sobre a falta que faz um jornal como o Pasquim, também foi removida da produção.

Questionada sobre o motivo da mudança e exclusão do trecho do material, em nota, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), órgão responsável pela TV Brasil, limitou-se à publicação dizer que o Fique Ligado “prevê reportagens curtas e dinâmicas”, e que “a empresa reitera o zelo pela produção de um jornalismo preciso, isento e de qualidade”.

Em cima da hora, TV Brasil cancela cobertura de jogo do Flamengo no Catar

O Mundial de Clubes, que marcou a vitória do Liverpool, quase contou com a cobertura in loco da TV Brasil. Quase porque, segundo informações da jornalista Patrícia Kogut, o apresentador Sergio du Bocage, de No Mundo da Bola, e a equipe que o acompanharia ao Catar foram avisados de última hora sobre a suspensão dos trabalhos.

Os elevados custos da viagem pesaram na decisão da emissora, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sob supervisão do Governo Federal. O evento demandaria apenas a cobertura jornalística, já que os direitos de transmissão do jogo são de exclusividade da Globo na TV aberta – tal qual nos canais por assinatura e na internet.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.