TV Tribuna faz cortes salariais “específicos” mesmo com aumento de anúncios

TV Tribuna
TV Tribuna retransmite o SBT no Espírito Santo (Imagem: Reprodução)

A afiliada do SBT no Espírito Santo, TV Tribuna, viu sua receita aumentar com o período da quarentena pelo isolamento social. A emissora da Nassau Editora Rádio e TV LTDA, no entanto, pretende cortar na carne parte de alguns salários de seus contratados.

Conforme traz o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito (Sindijornalistas/ES), o veículo de comunicação descumpre a Constituição Federal em não manter diálogo com os representantes de seus profissionais. Além disso, obriga seus contratados a assinarem acordos individuais para a redução salarial.

Segundo o sindicato, as propostas foram comunicadas aos funcionários sem qualquer apresentação de contrapartida. Isso antes mesmo de a Medida Provisória 936 ser sancionada, o que caracteriza má fé da empresa.

O sindicato afirma ter recebido com indignação os relatos dos funcionários sobre os cortes salariais. A redução financeira de alguns jornalistas se caracteriza como tratamento discriminatório em relação aos profissionais que exercem as mesmas funções.

De acordo com o sindicato, os jornalistas que tiveram redução em seus salários não obtiveram qualquer contraproposta. Ainda conforme o órgão fiscalizador, a receita da empresa não apresentou queda nas receita e despesa e sequer foi apresentada opção de complementação do valor cortado.

Houve aumento de anunciantes na edição imprensa – jornal A Tribuna -, que ganhou um caderno complementar aos finais de semana, o que configura situação melhor do que a encontrada antes da pandemia de coronavírus.

Assim que o Sindijornalistas/ES foi procurado por vários profissionais, encaminhou notificação à direção da empresa, mas até o momento não obteve nenhum retorno“, diz o sindicato.

Diante aos fatos, o sindicato já estuda as medidas jurídicas cabíveis, bem como denúncias aos organismos competentes para que a Rede Tribuna cumpra os devidos preceitos constitucionais no que se refere à garantia dos direitos dos trabalhadores”, afirma o órgão.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.