Uefa faz SBT e Globo lutarem por novo formato de campeonato internacional

Uefa

Uefa quer engrossar briga entre Globo e SBT por campeonatos de futebol (Imagem: Divulgação / Uefa)

A Uefa preparou uma mudança na licitação dos direitos de transmissão antes do início da nova temporada de futebol na Europa no mês de agosto. A ideia da entidade, em parceria com a agência Team, é acirrar a disputa entre SBT e Globo, os canais mais interessados.

Antes uma espécie de bônus para o detentor dos direitos da Champions League, a Supercopa da Uefa vai ganhar um novo formato a partir de 2024. Em reunião, a agência Team frisa aos possíveis parceiros que o torneio vai ser mais atrativo.

Uefa quer cofre cheio com licitação pelo futebol europeu

Além do finalista da Champions League contra o campeão da Europa League, a ideia é acrescentar mais dois times: um time convidado da Major League Soccer e o campeão da Conference League, segundo informações do Notícias da TV.

A Uefa pretende produzir a Supercopa nos Estados Unidos. Na questão financeira, a Uefa espera uma arrecadação de pelo menos 50% maior que o ciclo atual, que garante US$ 150 milhões (R$ 807 milhões na cotação atual).

Atualmente, a Europa League e a Conference League estão divididas entre SBT, TV Cultura e ESPN até o fim da atual temporada. A Champions League é de exclusividade do canal de Silvio Santos na TV aberta, e da ESPN na TV paga.

A Team tem conversado com a Disney, Warner, Globo e Paramount, além do SBT. Na nova licitação, os jogos serão divididos por dia de realização, não mais por mídia como nos contratos anteriores. A definição dos novos acordos está prevista para as próximas semanas.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].