Um Lugar ao Sol tem 9 situações iguais às de A Vida da Gente na Globo

um lugar ao sol a vida da gente
A Vida da Gente e Um Lugar ao Sol foram escritas pela mesma autora (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo levou ao ar recentemente a reprise da novela A Vida da Gente (2011) e estreou há alguns dias Um Lugar ao Sol no horário nobre.

As duas foram escritas pela mesma autora, Licia Manzo, e o público percebeu várias semelhanças entre os personagens de ambas as histórias.

Nas redes sociais, muitas delas foram apontadas pelos telespectadores. Por conta disso, elencamos nove delas a seguir.

1 – Conflito entre irmãos

Tanto A Vida da Gente quanto Um Lugar ao Sol têm como ponto de partida o conflito entre dois irmãos. No caso da primeira, tratam-se de Ana (Fernanda Vasconcelos) e Manuela (Marjorie Estiano).

Uma tragédia faz com que Ana fique em coma e a Manuela acaba assumindo o seu lugar na vida de Rodrigo (Rafael Cardoso). Já na atual novela, os irmãos são gêmeos, um deles morre e o outro assume seu lugar.

2 – Irmã desbocada

Nicole (Ana Baird) tem roubado a cena em “Um Lugar” como a irmã de Bárbara (Alinne Moraes), que cresceu com um pai ausente e acabou usando o deboche e a falta de afeto como mecanismo de defesa.

Nanda e Nicole são parecidas (Imagem: Reprodução – Globoplay / Montagem – RD1)

É exatamente isso que acontece com Nanda (Maria Eduarda de Carvalho) em “A Vida”.

A irmã de Rodrigo era totalmente inconsequente e não tinha papas na língua quando lidava com ele. Nicole faz a mesma coisa com Bárbara.

3 – Mãe controladora

Na novela de 2011, as duas irmãs eram filhas da personagem de Ana Beatriz Nogueira (Eva), que tinha preferência pela mais velha. Manu, então, cresceu excluída e levava isso de maneira conformada.

A mesma atriz interpretou personagens parecidas (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Porém, anos depois, quando foi traída, ela se mostrou uma pessoa rancorosa e com dificuldade de perdoar a irmã. Curiosamente, Ana Beatriz Nogueira também interpreta uma mãe parecida na trama de 2021.

Ela cuidou de apenas um dos gêmeos e fingiu que o outro morreu. Agora que a situação se inverteu, o gêmeo rejeitado tem agido de forma hostil, descontando nela todo o seu desprezo.

4 – Avó cuidadosa

Na novela anterior, as duas mocinhas da história contavam com uma avó carinhosa e à frente do seu tempo. Dona Iná (Nicette Bruno) via o futuro nas cartas e sempre presenteava as netas com seus conselhos.

Nicette Bruno e Marieta Severo (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Um papel parecido foi dado à Marieta Severo em Um Lugar ao Sol, que é o porto seguro de Lara (Andréia Horta).

5 – Marido ausente

A Vida da Gente contava com um marido ausente, que deixava suas esposas de lado, Jonas (Paulo Betti). Ele começou a novela casado com Eva e a traía com Cristiane (Regiane Alves), sua personal trainer novinha.

Novelas da Globo têm várias semelhanças (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Na novela das nove, Túlio (Daniel Dantas) faz a mesma coisa com Rebeca (Andrea Beltrão) e a trai com uma colega de trabalho.

6 – Casamento ameaçado

No folhetim das seis, tudo parecia estar em perfeita situação no casamento de Manu e Rodrigo, mas a boa vida poderia cair por água abaixo caso Ana acordasse. E foi exatamente o que aconteceu.

Novelas da Globo são parecidas (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Tudo indica que é isso que acontecerá em Um Lugar ao Sol, já que Christian está casado com Bárbara, mas o mundo dos dois pode desabar a partir do momento que ela descobrir que ele não é Renato.

A insegurança toma conta tanto de Bárbara quanto de Manu, ambas dependentes emocionalmente dos respectivos maridos.

7 – Mocinha decepcionada

Manuela passou muito tempo decepcionada com a vida em A Vida da Gente, após a separação de Rodrigo. Ela se fechou para o mundo, passou a focar no trabalho e não queria saber de mais nada nem ninguém.

Manu e Lara em novelas da Globo (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Foi isso que aconteceu com Lara durante vários meses, enquanto ela vivia o luto pelo rapaz que pensava ter morrido. Sua avó, assim como a avó de Manu, tentava reanimá-la, mas era tudo em vão.

8 – Amigas de meia-idade

Em A Vida da Gente, Dora (Malu Galli) e Celina (Leona Cavalli) estavam sempre se encontrando para falar sobre os dramas da meia-idade, casamento, filhos, maridos e namorados.

Novelas da Globo trazem abordagens parecidas (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Ilana (Mariana Lima) e Rebeca (Andrea Beltrão) assumiram papéis semelhantes na atual novela da Globo. As duas são amigas de longa data e estão sempre trocando experiências e angústias de suas vidas.

 

9 – Amigo apaixonado

Tanto Manu e Ana quanto Lara contavam com um amigo apaixonado e pediam para ir com calma, porque ainda estavam muito ligadas ao amor do passado. Os três, pacientemente, as respeitavam.

Semelhanças entre novelas da Globo (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Gabriel (Eriberto Leão) era apaixonado por Manu. Lúcio (Thiago Lacerda), por Ana. Agora, Danton Mello assumiu um papel parecido. As mulheres não se sentem prontas para um novo amor, mas eles insistem com delicadeza.

Elas, então cedem à pressão de todos ao redor e acabam aceitando, mas continuam com o amor do passado na memória. Rodrigo e Christian, inclusive, são extremamente rejeitados pelo público por conta disso.

Os dois continuam indo atrás das mulheres em questão, enquanto elas tentam tocar a vida com outro. Em A Vida da Gente, Gabriel abriu mão do que sentia por Manu, alegando que ela e Rodrigo ainda se amavam.

Será que vai acontecer a mesma coisa em Um Lugar ao Sol? Vamos aguardar os próximos capítulos!

MAIS LIDAS

Lucas Medeiros
Lucas Medeiros é formado em Comunicação Social e escreve sobre o dia a dia da TV.
Veja mais ›