O remake de Vale Tudo não conseguiu conquistar o público e já é considerado um fracasso não apenas em São Paulo, principal mercado publicitário do país, mas também no restante do Brasil.

A nova versão da clássica novela das nove da Globo vem acumulando índices decepcionantes de audiência, deixando a emissora em estado de alerta.
De acordo com os dados divulgados pelo Notícias da TV, entre os dias 12 e 18 de maio, Vale Tudo ficou apenas na quinta colocação no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência nas 15 principais regiões metropolitanas do país.
O folhetim de Manuela Dias teve média de 21,7 pontos com os capítulos exibidos de segunda a sexta-feira, resultado muito aquém do esperado para a faixa nobre da Globo.
Crise de Vale Tudo em todo o Brasil
Tradicionalmente, a novela das nove lidera com folga a audiência da TV brasileira, mas o desempenho do remake está bem abaixo desse padrão.
O jornalístico Praça TV – 2ª edição foi a atração mais assistida do país no mesmo período, com média de 23,6 pontos. Isso representa uma diferença de 1,9 ponto, equivalente a cerca de 1,3 milhão de espectadores que preferiram os noticiários locais ao invés da trama de Raquel (Taís Araujo).
Além disso, a novela foi superada também por outras atrações da própria Globo: o Jornal Nacional e a novela Dona de Mim, ambos com média de 22,7 pontos, e ainda ficou atrás de Garota do Momento, que registrou 22,5 pontos
Embora a crise de audiência em São Paulo, maior e mais importante praça do país, já fosse conhecida, os novos dados revelam que o problema é generalizado.
Pressão aumenta nos bastidores
A crise se agravou a ponto de a Globo já ter marcado uma reunião de emergência para esta quinta-feira (22), com o objetivo de analisar os resultados dos grupos de discussão realizados para entender as causas do fracasso da novela.
Um dos entraves para uma reação rápida é que, para conter custos, a Globo passou a exigir de seus autores uma boa frente de capítulos finalizados.
Em março, antes mesmo da estreia, Manuela Dias revelou que já havia concluído mais da metade da novela. Isso significa que qualquer tentativa de mudar rumos para recuperar a audiência pode implicar em desperdício de material já gravado.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]