Vigilância Sanitária faz inspeção surpresa no SBT Rio após morte de funcionário

SBT Rio
O editor de Imagens João Augusto da Silva morreu vítima de coronavírus no último dia 13 de abril (Imagem: Reprodução / Instagram)

Sem aviso prévio, a Vigilância Sanitária baixou no SBT Rio para fazer uma inspeção na manhã da última quarta-feira (15), após a morte de um dos jornalistas – há ainda outros 35 afastados e 75 sob suspeita de contaminação do novo coronavírus.

A blitz foi realizada pelo órgão municipal a pedido do Ministério Público após funcionários terem feito denúncias que a emissora não estaria cumprindo os requisitos mínimos de higiene para a prevenção da proliferação da Covid-19.

As acusações foram protocoladas em conjunto da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), pela Sindicato dos Radialistas do Município do Rio de Janeiro e a pela Associação Brasileira da Imprensa (ABI).

A análise detalhada da Vigilância Sanitária acabou não encontrando nenhuma falha nos processos de higienização e também nenhuma situação que pudesse colocar os funcionários em risco do contágio da doença.

O SBT distribuiu, um dia antes, máscaras de proteção, reforçou a distância mínima entre os seus colaboradores durante o horário de trabalho, além de chamar a atenção para a importância de lavar sempre as mãos e do uso periódico do álcool gel.

O motivo para os cuidados redobrados foi a morte do editor de imagens José Augusto Nascimento Silva, na segunda-feira (13), vítima do coronavírus. O profissional foi afastado em março e ficou duas semanas longe do trabalho, até sofrer uma parada cardiorrespiratória e não resistir.

Um áudio de José chegou a ser enviado entre os seus colegas no WhatsApp, no qual alertava para a falta de preocupação da emissora para com os cuidados contra a pandemia. Ele chega a denunciar, inclusive, que a apresentadora Isabele Benito continuava a exercer suas funções dentro da casa normalmente, mesmo depois de testar positivo para a doença, o que foi desmentido posteriormente.

Benito teria, na verdade, avisado a direção sobre a suspeita do seu marido de ter contraído o Covid-19, após apresentar febre alta, mas em um primeiro momento o teste deu negativo. Cinco dias depois, Benito passou mal e foi internada, e um novo exame testou positivo. Ela, então, foi afastada do trabalho. Porém, a confirmação que estava com a doença só aconteceu no último dia 31 de março.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.