Na quarta-feira (6), a TV Cultura estreou a nova temporada do “Persona em Foco”. O primeiro episódio da série de programas inéditos revelou momentos marcantes da vida da atriz Cláudia Raia.
Em um bate-papo descontraído, a artista comentou sua trajetória com carinho, respondendo a perguntas do diretor Gerson Steves e do dramaturgo Eduardo Martini, com apresentação de Atílio Bari.
“Engraçado: eu me lembro da sensação de estar entrando em casa, praticamente. Me sentia muito confortável”, disse a atriz sobre a primeira vez em que pisou em um palco, aos três anos, para dançar o Bem-Te-Vi Atrevido.
Aos sete, ela já desafiava grandes nomes da cena artística, como o bailarino e coreógrafo nova-iorquino Lennie Dale, alguém a que ela se refere na edição como uma das pessoas mais importantes que já passaram por sua vida e carreira. Pouco tempo depois, com 13 anos de idade, Cláudia foi contemplada com uma bolsa para estudar ballet em Nova York.
De acordo com a atriz, no período de sua adolescência, ela se achava “horrorosa”. Como tinha uma amiga muito bonita, para chamar a atenção dos meninos ela tomou uma atitude: “Comecei, conscientemente, um treino de carisma, do saber falar, do saber convencer. Era minha amiga com todos os meninos em volta e eu sozinha. Dali a pouco, eu ia roubando o público dela”.
Ela também falou sobre a época em que morou na Argentina e dançou profissionalmente. Seguindo a história de sua trajetória, Cláudia relembra Sheila, uma personagem 18 anos mais velha, que interpretou com apenas 15 anos. Era sua participação na versão brasileira do musical A Chorus Line: “Quando eu entrei, eu dei de cara com o Walter Clark, que era o produtor. Para quem não sabe, é uma das figuras mais importantes da TV”.
A edição mostrou a primeira participação de Cláudia na televisão, aos 17 anos, como a personagem Carola, contracenando com Jô Soares na esquete Vamos Malhar, do programa “Viva o Gordo”, na Rede Globo. Após assistir A Chorus Line, Jô a convidou para fazer o papel e antes teceu elogios à atriz. “O Jô fez uma declaração para mim. E disse: ‘olha, eu só vi uma pessoa brilhando desse jeito na Broadway. Você é de um talento imenso. Você vai ser uma das maiores estrelas desse país’”, conta Cláudia.
A artista também falou sobre sua primeira novela, “Roque Santeiro”, na TV Globo. Ainda destacou outros trabalhos na televisão, como o personagem Tonhão, na TV Pirata, e a telenovela “A Favorita”, na qual viveu sua primeira protagonista no horário nobre.
“Cinema eu fiz muito pouco perto do que eu gostaria de ter feito”, relata. Quanto aos musicais, Claudia ressaltou sua admiração por esta arte: “Não existe teatro musical que não seja superlativo”. A atriz tem passagem por Splish Splash, Sweet Charity, Pernas pro Ar, Cabaret, Crazy for You, Raia 30 e Cantando na Chuva, entre outros.
Cláudia também falou sobre seu trabalho como produtora. Neste momento, ela está produzindo o espetáculo Chaplin: “Se você me perguntar ‘o que você gosta mais, de produzir ou de atuar?’ Eu acho que a mesma coisa, eu gosto do mesmo jeito”.
Ela se emociona ao falar dos amigos mais próximos, incluindo Reynaldo Gianecchini, Miguel Falabela e Eduardo Martini: “Eu sou uma pessoa que vivo para apoiar os meus amigos. E a vida é responsiva. Porque a vida me dá de volta (…) Deus pôs no meu caminho só grandes amigos. E tudo o que eu consegui na minha vida foi porque eu tive apoio. Foi porque alguém me deu a mão”.
Sobre Reynaldo Gianecchini, ela disse: “É uma luz na minha vida, (…) estar ao lado dele é sempre acalentador”.
Saiba Mais:
Claudia Raia comemora 95 anos da mãe: “Grande mulher”
Claudia Raia fala de paixão por Jô Soares, casamento com Alexandre Frota e assédio nos EUA
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.