Você sabia? Trilha internacional de O Salvador da Pátria bateu recorde de vendas

O Salvador da Pátria
O Salvador da Pátria Internacional entrou para a história das trilhas sonoras com recorde de vendas; novela está em reprise no Canal Viva (Imagem: Reprodução / IMDB)

Os capítulos de O Salvador da Pátria exibidos pelo Canal Viva na última semana renderam comentários na web por conta da trilha sonora internacional. O disco não possuía, digamos, afinidade com o enredo e os personagens desenvolvidos pelo autor Lauro César Muniz. Ainda assim, as músicas do repertório ganharam as rádios e o álbum tornou-se um dos mais vendidos do período em que a Som Livre, gravadora do Grupo Globo, explorava tramas e temas.

O Salvador da Pátria Internacional vendeu 1.463.543 cópias. Tal recorde foi batido apenas em 1996 pelo Volume 1 de O Rei do Gado, com mais de dois milhões de álbuns comercializados – no auge do sucesso dos sertanejos Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano, estrelas do disco. A trilha do folhetim em reprise no Viva guarda outra curiosidade: foi a primeira, do gênero internacional, lançada também em CD.

O álbum chegou às lojas já como o segundo mais vendido, conforme detalha o Jornal do Brasil de 7 de junho de 1989. Na segunda-feira seguinte (12) – dia em que o JB publicava a lista dos 10 discos mais bombados da semana –, a trilha passou a ocupar a primeira posição. Assim foi até 24 de julho, quando o 4° Xou da Xuxa chegou às prateleiras com 2 milhões de cópias comercializadas previamente. O último registro de O Salvador da Pátria Internacional na lista é de 7 de agosto, última semana da novela, em primeiro lugar.

Os capítulos reapresentados semana passada, exibidos originalmente na primeira semana de maio de 1989, destacaram a sequência em que Gilda (Susana Vieira), após perder o marido Severo (Francisco Cuoco) em definitivo, padece ao som de One Moment In Time, clássico de Whitney Houston que embalou as Olimpíadas de 1988, em Seul. Autores do livro Teletema – A História da Música Popular através da Teledramaturgia Brasileira, Guilherme Bryan e Vincent Villari apontam este tema como o grande acerto do repertório.

Outras músicas, embora marcantes, não combinavam com os personagens. Caso de Lost In Your Eyes, da então adolescente Debbie Gibson, para o casal de meia-idade João Mattos (José Wilker) e Marina Sintra (Betty Faria) – embora a letra compreenda um romance de tirar o fôlego, como o dos tipos em questão. Também de I Believe In You, da banda Stryper, um louvor a Jesus convertido em tema romântico de Sassá Mutema (Lima Duarte) e Clotilde (Maitê Proença), e Domino Dancing, do Pet Shop Boys, hit das danceterias que embalava as colheitas de laranja de Tangará.

Confira as 10 trilhas de novelas mais vendidas até 1989:

1.463.543 – O Salvador Da Pátria Internacional
1.443.154 – Vale Tudo Internacional
1.371.021 – Dancin’ Days Internacional
1.164.299 – O Outro Internacional
1.151.075 – Roda De Fogo Internacional
1.150.472 – Pai Herói Internacional
990.329 – Hipertensão Internacional
951.204 – Roque Santeiro Vol. 1
949.362 – Selva de Pedra Internacional
938.520 – Água Viva Internacional

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›