O mercado audiovisual ainda está descobrindo as possibilidades em torno da inteligência artificial. No entanto, ainda é visto com preocupação por muitos profissionais. Walcyr Carrasco abriu o jogo sobre o que acha do assunto.
VEJA ESSA
Autor de Terra e Paixão, atual novela das 21h da Globo, comentou sobre o assunto durante o evento de lançamento do livro A Telenovela e o Futuro da Televisão Brasileira, nesta semana.
“Novela é uma história de famílias. Sempre parte de um eixo afetivo, de histórias de amor que são construções de famílias. Sempre tem isso”, declarou o novelista em entrevista ao site Notícias da TV.
Walcyr Carrasco completou: “A novela tem uma sobrevivência e continuará a acontecer. Eu sou uma pessoa que não tem medo da inteligência artificial”.
Antenado às novidades em torno do assunto, ele disse que já tentou tirar uma história do ChatGPT. O novelista pediu para a ferramenta criar uma história de um menino que bate na mãe, mas não aprovou o texto.
“As historinhas que eles fazem são de moral extremamente formal e católica. Eu falei: ‘Crie uma história sobre um menino que bate na mãe’. A resposta [do Chat GPT] foi: ‘Não posso escrever essa história porque vai contra os valores da família’”, falou.
Walcyr Carrasco ressalta o que pensa sobre o futuro
Ainda na entrevista, o autor opinou que entende que, no futuro, a inteligência artificial deve aprender a imitar ainda mais os humanos.
O novelista, porém, acredita que as novelas seguirão em alta. “Cada vez que surge uma novidade, há uma resposta artística surpreendente. Mas eu ainda acredito que a novela tem uma sobrevivência muito longa e uma transformação”, desabafou.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]