Warner deixa Palmeiras, Santos e mais clubes na mão em 2022; Globo busca acerto

Globo
Palmeiras perde canal na TV por assinatura, assim como Santos e demais times da Série A; Globo quer direitos (Imagem: Reprodução / Globo)

A Warner, dona da TNT Sports, anunciou o fim das transmissões do Campeonato Brasileiro a partir do ano que vem, colocando fim ao acordo com times como Palmeiras, Santos, Fortaleza, Ceará, Bahia, Athletico-PR e Juventude, e deu margem para um possível bote da Globo.

O grupo de comunicação tinha acordos individuais com os times citados até 2024, mas por questões financeiras se valeu de uma cláusula contratual e decretou o fim da parceria com os times da Série A.

Ao UOL Esporte, Fábio Medeiros, vice-presidente de esportes da WarnerMedia na América Latina, informou que a empresa chegou a investir R$ 182 milhões por temporada para a transmissão do campeonato.

“E para o cenário que temos hoje, o cenário é que o direito é muito fragmentado. A opção de assistir a essas partidas é fragmentada nas diversas plataformas”, explicou.

“Tem outros fatores limitantes que fazem com que a gente não possa ter os jogos exclusivos, como blecautes para cidades onde transmitimos os jogos”, reclamou.

“Essa soma faz com que a gente não tenha um direito compreensível o suficiente para oferecermos melhor experiência aos nossos fãs. Gera um produto economicamente inviável para a gente nesse momento”, pontuou.

Com a decisão, a Warner abriu caminho para uma negociação tranquila entre os sete clubes e a Globo. Os times foram avisados sobre a rescisão do contrato na última terça-feira (28).

Em nota, a Warner defendeu que “a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes”, mas que “continua acreditando no esporte como uma excepcional plataforma para gerar conexões emocionais com a audiência”.

O comunicado da Turner divulgado ontem foi apenas uma formalidade, pois a direção da empresa estava em contato direto com os dirigentes dos clubes parceiros, todos pegos de surpresa com a atitude do grupo de comunicação.

A Globo também foi chamada para o início das discussões do novo acordo para a Série B do Campeonato Brasileiro. Uma proposta foi prometida por representantes da emissora para os executivos dos clubes da competição.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›