Web celebra reprise de Tititi, mas critica Globo por cortes

Tititi
Murilo Benício (Ari) em Tititi; reprise de novela em Vale a Pena Ver de Novo causa nostalgia e revolta com cortes (Imagem: Reprodução / Globo)

A nostalgia dominou a web nesta segunda-feira (29) com a volta de Tititi (2010) em Vale a Pena Ver de Novo. A novela de Maria Adelaide Amaral, baseada na obra de Cassiano Gabus Mendes, fez a alegria dos noveleiros. A dobradinha com Laços de Família (2000), porém, foi criticada por conta dos cortes feitos pela Globo para encaixar as duas tramas na clássica sessão.

Ansiosamente aguardada pelo público do ‘Vale a Pena’, Tititi figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter. A tag “Tititi Voltou” chegou aos TrendingTopics. Personagens como Julinho (André Arteche) e Osmar (Gustavo Leão), casal gay rechaçado pelo pai deste último, Gustavo (Leopoldo Pacheco), dominaram os comentários.

11 anos desde a estreia de ‘Tititi’ e o sentimento por cada personagem continua o mesmo, o que essa novela tem de tão superior pra mexer tanto assim comigo?”, questionou um internauta. A direção de Jorge Fernando – que completaria 66 neste 29 de março – também foi festejada.

Os cortes, porém, incomodaram. A Globo condensou os 50 minutos do primeiro capítulo original em aproximadamente 30. “Essa dobradinha do ‘VPVDN’ é de lascar”, lamentou um usuário do Twitter. A transição para Laços de Família chamou atenção por conta do zoom aplicado à abertura do folhetim de Manoel Carlos, para adequá-la à vinheta em HD da substituta.

Tititi acompanha a rivalidade de André (Alexandre Borges) e Ari (Murilo Benício). Este último entra para o mundo da moda, terreno dominado pelo primeiro – sob a alcunha de Jacques Leclair –, usando dos desenhos de Cecília (Regina Braga) e da identidade de Victor Valentim.

Tal entrecho, oriundo da versão original da trama de mesmo título (1985), foi complementando com narrativas derivadas de Plumas & Paetês (1980). Caso de Marcela (Isis Valverde), que engravida do namorado Renato (Guilherme Winter) e, num golpe do destino, termina acolhida pela família de Osmar, que a considera “noiva” dele. A situação incomoda Edgar (Caio Castro), apaixonado pela “impostora”.

Confira:

Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog "Vivo no Viva", repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›