O YouTube conseguiu algo nível de TV aberta para a transmissão do Paulistão 2023. A rede de streaming conseguiu um verdadeiro time de patrocinadores para o campeonato do próximo ano, algo buscado pela Record, detentora dos direitos na TV.
VEJA ESSA
Ao todo, a plataforma de vídeos do Google conseguiu cinco marcas parceiras: Chevrolet, Claro, PagBank, Puma e 123 Milhas. As mesmas empresas estiveram presentes nas transmissões do Campeonato Paulista deste ano.
YouTube tem permissão para transmitir vários eventos do futebol de São Paulo
No acordo firmado com a FPF (Federação Paulista de Futebol), o YouTube ficou responsável pela transmissão de 67 jogos do Paulistão 2023, incluindo a série A1, o paulistão Feminino, Copa Paulista, Paulista Sub-20 e Copinha.
No contrato com as marcas, o serviço de vídeos ainda disponibilizou o Shorts, de produções curtas, para a propaganda das empresas parceiras. Trata-se da segunda temporada do novo ciclo de contrato da FPF com os veículos de mídia.
Antes, o Campeonato Paulista era de responsabilidade do Grupo Globo, entenda-se Globo (TV aberta), SporTV (TV paga), GE.com (mídias sociais) e Globoplay (streaming). Na última negociação, a FPF cortou relações com o conglomerado de mídia e definiu um novo formato de venda.
O grande vencedor da disputa na TV aberta foi a Record, que venceu as propostas de Globo, SBT e Band. O canal conseguiu exclusividade com o Campeonato Paulista até 2025.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].