Zé Ramalho reage após ter música citada em prova do Enem “com a cara do governo”

Zé Ramalho
Zé Ramalho tem música citada em prova do Enem (Imagem: Reprodução / Globo)

Zé Ramalho ficou surpreso ao ver os comentários de que um dos seus clássicos foi citado no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21). A avaliação contou com uma citação ao cantor e à uma música Admirável Gado Novo.

O músico revelou ter ficado surpreso com a citação e ainda declarou que a canção foi criada na época do regime militar. “Foi uma grata surpresa! A citação, no caso, acontece numa prova como a do Enem, tão polêmica e tão importante em todas as suas edições”, disse ele, em nota, ao site Splash.

“Essa música já tem 43 anos, desde que foi feita, e foi feita ainda no regime militar. Fico orgulhoso, em ver que no meio de tantos artistas, também importantes, que fizeram músicas com temas políticos, foram superados pela minha criação poético-musical”, acrescentou o artista.

A questão em que citava a música de Zé Ramalho perguntava qual comportamento coletivo é criticado na canção que foi lançada em 1979.

De acordo com Renato Pellizzari, professor de História do Descomplica, ao G1, a resposta correta à pergunta citava uma postura de passividade na sociedade brasileira.

Além de Admirável Gado Novo, as músicas Comportamento Geral, de Gonzaguinha, e Sinhá, de Chico Buarque, foram citadas no primeiro dia de provas do Enem.

Nas redes sociais, a canção no Enem deu o que falar, principalmente pelo fato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter dito que a prova estava com “a cara do Governo”.

Confira a repercussão:

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
Veja mais ›