Zezé Motta denuncia racismo em relato chocante ao relembrar filme sobre Xica da Silva

Zezé Motta

Zezé Motta denuncia racismo em relato chocante ao relembrar filme sobre Xica da Silva (Imagem: Reprodução / Instagram)

Em seus 52 anos de carreira, Zezé Motta já viveu bastante coisa na frente e por trás das câmeras. Ao relembrar um dos principais filmes de sua carreira, a veterana denunciou um caso de racismo e como esse episódio traumático refletiu em sua vida.

Em 1976, antes da novela homônima estourar, aconteceu o filme Xica da Silva, que teve a atriz no papel principal, ao lado do saudoso Walmor Chagas.

Sem revelar o nome do noticiário, Zezé lembrou — em entrevista a Mano Brown — de uma matéria de cunho bastante maldoso:

Quando eu passei no teste para Xica da Silva saiu uma manchete assim no jornal: ‘Quem passou no teste para fazer o papel de Xica da Silva foi uma negra feia, porém exuberante’ com uma foto linda minha, mas lembro que isso não me afetou”.

Apesar do texto claramente ofensivo, a artista deixou claro que se ver na personagem aumentou o próprio empoderamento:

Quando eu vi o filme, eu pensei: ‘Nossa que mulher forte’. E quando eu parei para pensar na minha vida percebi que eu também era uma mulher forte”.

Por fim, Motta opinou que o racismo não é uma coisa do passado, já que sempre surgem episódios que provam ser um problema atual, impregnado na sociedade.

Confira:

Zezé Motta e Taís Araújo criticam sexualização de Xica da Silva

Numa entrevista de 2021 ao Roda Viva, Taís reviveu seu protagonismo na novela de 1996 e quando se recusou a fazer uma cena de sexo anal, fazendo Walter Avancini e Walcyr Carrasco a acusarem de transformar Xica numa “Maria Chiquinha”.

Zezé definiu o papel que viveu como uma mulher fantástica, corajosa, a frente de seu tempo e que tinha um potencial político, apesar da exploração erótica de sua imagem e a tentativa de apagar sua história.

Matheus Henrique Menezes
Escrito por

Matheus Henrique Menezes

Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.