Zezé Motta detona presidente da Fundação Palmares e desabafa sobre racismo

Zezé Motta
Zezé Motta criticou passagem polêmica de Sérgio Camargo na Fundação Palmares (Imagem: Reprodução – Netflix – Instagram / Montagem – RD1)

Zezé Motta disparou contra a chefia de Sérgio Camargo na Fundação Palmares. Em entrevista à revista Veja, a atriz criticou algumas das medidas implantadas pelo presidente na instituição. Dentre as decisões polêmicas está a retirada das biografias de personalidades como os abolicionistas Luís da Gama e André Rebouças do site da entidade.

“Nunca imaginei que, depois da ditadura, passaríamos por esse momento. Eu estive na inauguração da Fundação Palmares, em 1998, que nasceu em defesa da cultura negra. Esse homem está no lugar errado e é um alienado”, detonou ela.

A artista seguiu condenando as ações de Camargo. “Eu me pergunto: será que ele não se dá conta do que é o racismo? Tirar biografias é uma forma de apagar a história. Ele também cometeu a ousadia de desrespeitar a Alcione, um patrimônio nacional”, reclamou.

A veterana também analisou o racismo nas novelas. “Se eu fosse chamada para fazer um trabalho, não haveria espaço para a Neusa Borges. Quando a Chica Xavier era escalada, não tinha vez para a Ruth de Souza”, lembrou.

Apesar de reconhecer que as coisas estão melhores, Zezé Motta acredita que falta muito para negros galgarem a uma posição de destaque.

“As coisas estão melhores, com mais personagens negros em papel de destaque. Mas não há na TV diretor nem autor negros. Não tenho nada contra fazer o papel da doméstica, jamais discriminaria uma classe. Mas o personagem negro só fazia motorista, enfermeira e doméstica — e não tinha filhos nem família: vivia a reboque dos personagens brancos”, lamentou a famosa.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

ALERTAS GRATUITOS