O “Zorra” deste sábado (5) “causou” ao apostar numa sátira da série “Black Mirror”, da Netflix. O humorístico da Globo aproveitou-se do thriller para condenar o racismo. A tradução literal do título, “espelho negro”, serviu de base para os esquetes, batizadas “Black Mirror Brasil”, em que pessoas brancas enxergavam negros, vítimas de comentários racistas, ao se olharem no espelho.
Uma personagem de Débora Lamm, por exemplo, via seu “reflexo”, uma negra, ser retirada do elevador social, por se tratar de uma empregada – assim “definida” apenas por conta da cor de sua pele. O mesmo com o tipo vivido por Dani Calabresa numa loja chique; ao provar uma roupa, viu uma negra no espelho, interpelada pela vendedora e por um policial por estar roubando o estabelecimento.
No Twitter, internautas elogiaram a crítica. “ ‘Zorra’ hoje estava afrontoso. Melhor quadro foi de ‘Black Mirror’, onde aparece a pessoa no espelho, só que negra, e as diferenças de tratamento… F***!”, disse um. “‘Zorra’ arrasando muito com o quadro ‘Black Mirror Brasil’. Seria cômico se não fosse trágico”, comentou outro.
Chamou atenção também o fato da Globo permitir a sátira de uma atração da Netflix; as duas gigantes, como se sabe, competem no streaming. “O ‘Zorra’ acaba de fazer o esquete chamado ‘Black Mirror Brasil’, com direito a vinheta e trilha sonora do programa original. Nunca achei que a Globo liberaria”, reagiu, impressionado, um usuário do Twitter.
Só quero dizer que por acaso assisti a #zorra hoje e estava afrontosa. Melhor quadro foi de black mirror onde apareve a pessoa no espelho só qie negra e as diferenças de tratamento com as imagens. Foda.
— Só vou usar azul agora (@giananiele) 6 de janeiro de 2019
Zorra Total arrasando muito com o quadro “Black Mirror Brasil”. Seria cômico se não fosse trágico
— Gerson Matos (@gersonmatosrj) 6 de janeiro de 2019
Black Mirror Brasil (versão Zorra Total) está ácido na denúncia da cultura racista.
— Fabio (@fabbiodemelo) 6 de janeiro de 2019
Alguém fala pra mim que não sou só eu que to apaixonada na crítica do Zorra Total, “ Black Mirror Brasil”!!!!
— EITA GIOVANA! (@souzag458) 6 de janeiro de 2019
Verdades sendo ditas no “Black Mirror Brasil” do Zorra da Globo
— Queen of the Lab (@BlueStapes) 6 de janeiro de 2019
Além de ser sem graça a “zorra total” tá com um quadro chamado “Black Mirror Brasil” racista pra crlh.
— Nutella?? (@VulgoNutella) 6 de janeiro de 2019
Tá faltando aula de interpretação nas escolas. #Zorra da Globo fazendo uma crítica ao racismo com o “Black Mirror Brasil” e a galera acusando eles de racismo…
— osantana (@osantana) 6 de janeiro de 2019
O Zorra acaba de fazer a esquete chamada Black Mirror Brasil, com direito a vinheta e trilha sonora do programa original.
Nunca achei que a Globo liberaria.— Carlos ♥️?????? (@carlosemachine) 6 de janeiro de 2019
Alegria de Otaviano Costa rende elogios, e críticas, na estreia do “Tá Brincando”
Neste sábado (5), a Globo estreou o “Tá Brincando”, primeiro programa solo de Otaviano Costa na emissora. A atração repercutiu nas redes sociais; Otaviano respondeu a internautas, anônimos e famosos, que se surpreenderam com a vitalidade e os ensinamentos dos “masters” que integram o “super time” do projeto – figuras próximas ou com mais de 60 anos de idade, referências em suas áreas de atuação. A “euforia” de Costa, porém, também rendeu críticas.
Celebridades como Fernanda Gentil, Joaquim Lopes e Thiago Fragoso felicitaram o apresentador pela estreia. Também Mariana Godoy e Silvio Luiz, contratados da RedeTV!; além, claro, da esposa Flávia Alessandra. “Quem aí tá assistindo ‘Tá Brincando’? Com my love @otacosta”, publicou a atriz, no ar em “O Sétimo Guardião”; Flávia ainda comentou o desempenho do “super time”.
Contudo, alguns usuários do Twitter criticaram o “entusiasmo” de Otaviano Costa, com o tom de voz elevado em algumas das passagens do “Tá Brincando”. “Alguém coloca o Celso Portiolli pra ensinar ao Otaviano que pra comandar game show não precisa de gritos”, escreveu um perfil, citando o apresentador do “Domingo Legal”, do SBT.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.