Globo renegocia plano comercial milionário após adiamento das Olimpíadas

Da Redação

05/04/2020

Globo

Globo terá de lidar com rombo milionário no faturamento após adiamento das Olimpíadas de Tóquio (Imagem: Divulgação / Globo)

Dos produtos comerciais mais importantes da grade de 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio tornaram-se uma verdadeira dor de cabeça para a Globo, após o anúncio do adiamento para o ano que vem, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A emissora detentora oficial dos direitos de transmissão da competição esportiva agora tem o desafio de reajustar tanto o conteúdo, como o faturamento, para suprir a ausência do evento. O plano comercial que já circulava entre as agências de publicidade desde o fim de 2019 mostra que a expectativa era arrecadar mais de R$ 580 milhões com a transmissão.

O valor conta com seis cotas de patrocínio, cujo preço de tabela era de R$ 96,9 milhões (cada); a cobertura envolvia tanto a exibição das provas e competições na Globo (TV aberta), como no canal pago SporTV e também no portal e demais plataformas do globoesporte.com.

Em nota emitida ao site Meio e Mensagem, o canal dos Marinho diz entender que no momento “as prioridades são a saúde e a segurança de todos” e absteve-se a afirmar que “os planos e projetos relacionados à cobertura dos Jogos Olímpicos serão discutidos individualmente com cada um deles após a pandemia.”

Ainda segundo a publicação, para os canais oficiais que detém os direitos de transmissões de eventos esportivos como as Olimpíadas e Copa do Mundo, os acordos de patrocínio televisivo têm de seguir um protocolo, que prioriza na aquisição das cotas os patrocinadores globais do evento; no caso Coca-Cola, Airbnb, Alibaba Group, Atos, Bridgestone, Dow, GE, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa.

A partir do acordo ou não com essas empresas que as emissoras estão livres para negociar as cotas restantes com os patrocinadores locais; porém, as incertezas da realização dos jogos por causa da pandemia fizeram com que as negociações olímpicas da Globo caminhassem em um ritmo mais lento.

Oficialmente, a emissora não comenta sobre negociações comerciais em andamento. A emissora também não informou como o adiamento dos Jogos Olímpicos deve impactar as grades de programação e planejamento das equipes de jornalismo e esportes.

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