6 papéis que provam que Tarcísio Meira era muito mais do que o maior galã da TV brasileira

Tarcísio Meira
Tarcísio Meira em cena do especial Correndo Atrás; ator viveu diferentes personagens na teledramaturgia (Imagem: Divulgação / Globo)

O Brasil perdeu um dos ícones da dramaturgia. O eterno galã brasileiro, Tarcísio Meira morreu, aos 85 anos, após dias de luta contra a Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (12), o hospital Albert Einstein, em São Paulo, confirmou o falecimento do famoso que fez história na TV e nos teatros.

A história do história, sem dúvidas, se mistura muito com a da própria televisão. Afinal de contas, ele estreou na TV em 1961 e tem entre os mais de 60 trabalhos televisionados novelas, seriados e minisséries, muitos em parceria com a esposa, Glória Menezes. Além da TV, ele também teve uma carreira de sucesso no cinema, com 22 longas, e no teatro, com 31 peças.

No entanto, se você pensa que Tarcísio tem em seu currículos trabalhos apenas como galã está enganado. Ao longo da sua trajetória, ele mostrou que era capaz de muito e surpreendeu muitas vezes o seu público com seus personagens.

1) Felipe de Guerra dos Sexos

Ator ficou só de cueca em cena (Imagem: Reprodução / Globo)

No marco na teledramaturgia no horário das 19h, Guerra dos Sexos, o ícone chamou a atenção dos telespectadores ao aparecer de cueca andando em shopping. Ele deu vida ao filho adotivo de Charlô (Fernanda Montenegro). Machista e teimoso, o personagem se revoltou com fala da mãe e do tio, Otávio (Paulo Autran) e prometeu devolver tudo a eles, inclusive as roupas.

2) Hermógenes de Grande Sertão Veredas

Em Grande Sertão: Veredas, Meira apareceu com visual diferente do que costumava apresentar nas tramas (Imagem: Divulgação / Globo)

Na minissérie baseada no clássico homônimo do escritor Guimarães Rosa, Tarcísio apareceu com visual completamente diferente para representar o jagunço que foi o vilão da trama. Na superprodução, Hermógenes assassina Joca Ramiro (Rubens de Falco) numa emboscada e é jurado de vingança.

3) Dom Jerônimo de A Muralha

Dom Jerônimo, de A Muralha, tinha os dentes bem acabados (Imagem: Reprodução / Globo)

Para provar que não só fazia papel de galã, o ator também se deu ao luxo de interpretar tipos asquerosos, como o Dom Jerônimo. Na produção, ele deu vida ao fanático religioso que morreu na fogueira da Inquisição. Para o personagem, ele precisou se desapegar de muita coisa. Ele apareceu, por exemplo, com dentes estragados para interpretar o vilão.

4) João Medeiros de Um Anjo Caiu do Céu

O estilo personagem de Um Anjo Caiu do Céu (Imagem: Divulgação / Globo)

Na trama de comédia, João Medeiros não era vilão, mas um fotógrafo bon vivant, que trazia piercings na orelha e um visual mais moderno e despojado. O personagem era ex-marido de Naná (Renata Sorrah), pai de Duda (Patrícia Pillar) e Virgínia (Deborah Evelyn) e também de Cuca (Débora Falabella), fruto de uma relação extraconjugal com a cunhada Laila (Christiane Torloni).

5) Boris de O Beijo do Vampiro

Personagem de O Beijo do Vampiro marcou época (Imagem: Divulgação/ Globo)

Todo mundo lembra da caracterização magnífica de Tarcísio Meira como o Boris no folhetim das 19h. Na trama, ele apareceu com os clássicos dentes postiços e olhos demoníacos. Para o jornal Folha de Londrina, na época do lançamento da novela, ela confessou: “Na primeira vez que me olhei no espelho, levei um susto. Tive medo de mim mesmo. Cheguei a ter pesadelos à noite”.

6) Jacinto de Sá Ribeiro de Velho Chico

Ator segurando galo no colo em Velho Chico (Imagem: Divulgação)

O herdeiro da família de Sá Ribeiro ficou muito marcado, entre outras coisas, por aparecer com um galo em seus braços. No folhetim das 21h, o poderoso é casado com Encarnação (Selma Egrei), uma mulher amargurada, marcada pela morte trágica do primogênito. O único herdeiro do casal que restou é Afrânio (Rodrigo Santoro), que partiu para estudar Direito em Salvador.

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
Veja mais ›