A decisão da Globo pela rescisão do contrato com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) abriu na mesa de negociações uma possibilidade: a redução dos campeonatos estaduais, como o Carioca, a partir de 2022. Entre os contratos da emissora com as federações, o campeonato do Rio tinha validade até 2024.
VEJA ESSA
No acordo anterior, a Globo e os clubes selaram um mínimo de 17 datas para que o valor de R$ 95 milhões (sem o Flamengo) em contrato fosse mantido. Caso houvesse uma redução, o total milionário seria diminuído.
Em outros Estaduais há cláusulas semelhantes sobre o número de datas em sintonia com o montante negociado, como o Paulistão (até 2021), o Gaúcho (até 2021), e o Mineiro (até 2023), mas este a flexibilidade no número de jogos é maior.
Segundo informações do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, a Globo entendeu internamente que a maioria dos campeonatos estaduais não valem o que tem sido pago e discussões aconteceram desde o ano passado para um possível rompimento em alguns casos.
Para o canal da família Marinho, o Campeonato Brasileiro é um torneio que gera mais receitas para ela e para os clubes, pelo fato de ser maior o número de assinantes no pay-per-view na comparação com os Estaduais. Com a redução dos primeiros campeonatos do ano, o Brasileirão pode ser esticado.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.