Quase dois anos se passaram desde a demissão de Fernando Rocha da Globo, após 26 anos de parceria. E, para narrar como foi todo o processo após o desligamento, ele decidiu compartilhar sua história no livro Como Ser Leve em um Mundo Pesado, lançado no último mês.
VEJA ESSA
“Demorei um ano pra entender, pra olhar, pra limpar essas feridas, pra curar essas feridas, perceber que sentimentos eram esses que estavam comigo e onde esse caminho poderia me levar. Não são esses sentimentos que a gente enaltece, como alegria ou felicidade. Estou falando de medo, de incerteza, de tristeza, de saudade, de melancolia. Todos eles foram compondo uma luz, uma lente pra que eu pudesse enxergar“, disse Rocha em entrevista ao site Notícias da TV.
Na obra, ele cita cinco elementos que o auxiliaram a lidar com o processo: “Foram quase 30 anos trabalhando na mesma empresa. Eu usei cinco elementos pra me levantar, que fazem parte da reestruturação de uma vida no mundo corporativo, de um relacionamento que se desfaz e tem que ser repensado, de uma vida familiar e de uma vida pessoal“, ponderou.
O livro, cabe observar, se inicia com o fatídico meme que viralizou na web, em que o jornalista de 53 anos faz uma brincadeira com o Dr Roberto Kalil Filho, sobre o encontro da clara e a gema no bolo.
“Eu não entendi como a comunicação chegou. Eu contei uma piada para um médico, que estava vindo de um atendimento da madrugada inteira, no qual o paciente dele tinha morrido. Eu não quis ouvir o que estava acontecendo. É uma lição pra mim nesse sentido, de trabalhar com comunicação, de estar em uma emissora de televisão e não perceber como é importante a nossa comunicação com o outro no dia a dia“, revelou.
Por fim, após um ano do episódio, Rocha recebeu o médico em sua casa, quando evidenciaram que a amizade entre os dois não foi abalada pelo meme.
Veja:
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.