Ana Maria Braga criou uma polêmica durante o Mais Você desta sexta-feira (20), quando encerrou o programa com um discurso sobre o Dia da Consciência Negra. No entanto, a apresentadora disse que a sociedade precisava do dia da consciência humana.
VEJA ESSA
O dia 20 deste mês é reservado para uma reflexão necessária sobre o assunto, mas Ana não levou para esse lado. “A gente não precisa de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina. A gente precisa de 365 dias de consciência humana”, considerou.
Segundo ela, a frase tinha como autor Thiago Saraiva e tirou de um site de citações. Ela aprovou a declaração e disse que “assina embaixo com todo o coração”. A polêmica logo foi debatida na web e provocou a reação da produção do matinal da Globo.
Tradicionalmente, o trecho final de Ana Maria Braga com a reflexão do dia sempre é postado no Twitter da atração, mas desta vez o conteúdo não foi publicado. Ao contrário do pensamento do dia, o primeiro tweet do dia: “Em terra de egos, quem vê os outros é rei”.
A manifestação contraditória sobre o Dia da Consciência Negra foi para o ar horas depois de um assassinato cruel contra um homem negro. João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, morreu na noite de ontem (19), após ser espancado por um segurança e por um PM temporário no supermercado Carrefour, na zona Norte de Porto Alegre.
Confira a repercussão na web:
Ana Maria Braga incorporou o Morgan Freeman e deu munição para os racistas: disse que não precisamos de um dia da consciência negra, mas “365 dias de consciência humana”. Imaginem a família de João Alberto Silveira Freitas ouvindo isso pic.twitter.com/hpYWbirVMs
— Rafael Campos (@rafaelcampos) November 20, 2020
Ana Maria Braga usa discurso da ‘consciência humana’ e é criticada // O branco não consegue calar a boca no dia de hoje mesmo
— Luk (@LukLucas_) November 20, 2020
A Ana Maria Braga usando o discurso de consciência humana no programa hoje, foi o cúmulo.
— ISE?️• zodíaco? (@girlweird18) November 20, 2020
“Dia da consciencia humana” disse @ANAMARIABRAGA. Falta leitura e entendimento de mundo, não o dela, florido e branco, rico e bem. Mas o real, o que a gente encontra lá fora todos os dias. Não é ignorância, é preguiça que esse povo tem, é má vontade, ou desonestidade intelectual.
— m1ng4uxd1101 (@m1ng4uxd1101) November 20, 2020
Morgan Freeman feelings:
“A gente não precisa de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina. Nós precisamos de 365 dias de consciência humana”.
Ana Maria Braga, no encerramento do Mais Você.#édecairocudabunda#VidasNegrasImportam#DiadaConscienciaNegra
— Alexandre Amaro (@alexandreamaro_) November 20, 2020
Acabei de ler que a Ana Maria Braga disse algo do tipo “precisamos de 365 dias de consciência humana, não negra, parda ou branca”. Que ódio!
— Bruno Mainardes (@bruno_mainardes) November 20, 2020
Repúdio total a declaração associada ao racismo , usada por Ana Maria Braga no encerramento de seu programa. “Consciencia humana” uma porra; é consciencia negra sim que se precisa !
— Zeca (@zecalins1405) November 20, 2020
Ana Maria Braga falando que precisamos de 365 de consciência humana! Para com isso!
— Cezar (@Cezarprj) November 20, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].