Neto abriu o Os Donos da Bola da última quarta-feira (9), com um desabafo sobre o racismo no futebol. O apresentador elogiou a postura de Neymar e Mbappé no jogo entre PSG x Istanbul Basaksehir, partida suspensa após o ato racista do quarto árbitro, e chamou o técnico Jorge Jesus de racista.
VEJA ESSA
“Parabéns ao Neymar. Parabéns ao Mbappé. Eu acho que daí começa a fluir determinadas coisas em relação a quem é racista. A gente tem um mundo racista. Nesse momento, a gente tem que aplaudir”, considerou. “Quem sabe os nossos filhos e netos possam usar da bondade de partir para cima desse Sebastien, de quem acha que não existe racismo”, criticou.
“Pela primeira vez eu vejo o Neymar se pronunciando de uma maneira legal. É bonito, é legal ver”, avaliou Neto, que desferiu ataques contra a fala do ex-técnico do Flamengo durante uma entrevista: “A entrevista do Jorge Jesus mostra o tanto que ele é racista. Algum branco foi vendido? Algum branco foi escravizado?”.
“Aí é um pensamento dele, e a gente tem que transformar numa outra visão, colocando as mulheres para trabalhar, os negros, os brancos, os japoneses, os bolivianos… Isso que a gente tem que fazer”, manifestou.
Para o ídolo do Corinthians, o futebol pode transformar “as pessoas para que elas possam ter uma visão diferente”, e refletiu: “Ninguém pode ser olhado de uma maneira diferente. Nem o mais rico, nem o mais pobre. Nem o mais branco, nem o mais negro. Ninguém. A gente precisa ter esse entendimento, e passar para os nossos filhos, netos”.
No discurso, o apresentador citou a fala do vice-presidente Hamilton Mourão de que “não existe racismo” no Brasil. “Está tão chato quando um vice-presidente vem e fala que o nosso país não é racista. Vamos lá! Alguém sabe os nomes das meninas que foram mortas com tiro de fuzil? Aí eu morro hoje: ‘Ah, nossa, o Neto era bom, era ruim’. O país tinha que ter parado com as mortes das duas meninas”, protestou se referindo ao tiro de fuzil que matou as crianças Emily e Rebeca, no Rio.
Confira:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].