O SBT ficou em primeiro lugar em confiança do público com relação aos seus telejornais. Em uma pesquisa encomendada pelo Instituto Reuters, o canal de Silvio Santos apareceu na frente da GloboNews, O Globo, Record News, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, entre outros.
VEJA ESSA
Na pesquisa, o jornalismo do SBT surgiu no topo do ranking graças aos 67% dos entrevistados que apontaram o noticiário do canal como “confiável”, enquanto 20% neutros e 14% responderam que “não confiam”.
O estudo foi criado para analisar de que modo as notícias são consumidas no mundo, levando em conta neste ano o impacto da pandemia do coronavírus que acabou por fortalecer a busca por informações apuradas por profissionais.
A pesquisa foi conduzida pela YouGov por meio de um questionário online no final de janeiro/ início de fevereiro de 2021, e mostrou que as marcas de TV foram vistas como as mais confiáveis, juntamente com os jornais locais e regionais, em detrimento das notícias publicadas nas redes sociais.
De acordo com o site do Instituto Reuters, “as amostras foram reunidas usando cotas nacionalmente representativas para idade, sexo, região em todos os mercados e educação em todos os mercados. Os dados em todos os mercados também foram ponderados com base em dados aceitos pelo censo/indústria”.
Enquanto o SBT ficou com 67%, a Record News conquistou a segunda colocação com 66% dos votos, seguido de perto pela BandNews, que fechou o top 3 com 64% dos votos dos entrevistados. O UOL ficou em quinto lugar com 60%.
A lista seguiu com GloboNews (58%), O Globo (57%), O Estado de S. Paulo (56%), Folha de S. Paulo (56%), RedeTV News (53%), Veja (53%), Época (52%), Valor Econômico (49%), Yahoo! News (48%) e Metrópoles (42%).
Em nota, o SBT informou que a sua “presença no meio digital também é expressiva, sendo o Canal SBT Jornalismo no YouTube o primeiro no segmento de empresas de mídia de notícias e o quarto na categoria entretenimento”.
Em março, o SBT estreou o seu portal exclusivo de notícias, o SBT News, que atingiu mais de 1 milhão de visitantes únicos no mês. “A vertical tem como objetivo concentrar a produção das várias redações do SBT nas plataformas digitais e os conteúdos são distribuídos de forma prática e dinâmica, para manter o público sempre atualizado sobre o que acontece de mais importante no dia”, explicou.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].