Fernanda Montenegro escreve carta e aceita ser candidata à imortal da ABL

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro luta pro vaga na Academia Brasileira de Letras (Imagem: Reprodução / Globo)

Fernanda Montenegro encaminhou ao presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, um documento em que mostra interesse em ocupar a cadeira número 17 da instituição. É um movimento histórico e extremamente importante para a cultura nacional.

Segundo o jornal O Globo, nomes ligados à ABL começaram um plano para colocá-la na disputa por uma vaga em 2014. Ao longo dos últimos sete anos, várias pessoas tentaram e nenhuma havia obtido êxito na missão.

A cadeira pensada por Fernanda Montenegro foi de Affonso Arinos de Mello Franco e, sua iniciativa com a carta é uma tradição que todo postulante a uma vaga na Casa de Machado de Assis precisa fazer. O diplomata morreu em março de 2020.

Um dia após a Sessão da Saudade que homenageou Affonso, a Academia abriu oficialmente o período de inscrições de candidatura para uma vaga na instituição.

Ainda de acordo com a reportagem, Marcos Vilaça, defensor da ideia da veterana da Globo na ABL, brincou certa ocasião: “Fernanda eu faço tudo para que você entre, menos ceder a minha vaga”.

Ao G1, a assessoria da artista confirmou: “Enviamos a carta para a candidatura da cadeira número 17, que pertenceu ao saudoso acadêmico Affonso Arinos”.

Antenada

Na semana passada, Fernanda Montenegro fez um desabafo comovente após o incêndio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Eu quero falar aqui o que eu escrevi. O incêndio na nossa Cinemateca Brasileira em São Paulo, é uma tragédia anunciada”, destacou em um vídeo no Instagram.

“Toda a nossa cultura das artes sofre um ‘cala a boca’ neste momento. Mas vamos renascer, tenho certeza. Nós temos certeza”, manifestou. “Das cinzas, vamos renascer. É sagrado o eterno retorno. Das artes, então. Na cultura das artes, então. Um país não existe sem cultura ligada as artes”, finalizou.

Confira a carta na íntegra:

“Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Academia Brasileira de Letras, acadêmico Marco Lucchesi.

Venho, por meio desta, comunicar minha inscrição como candidata à cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão do saudoso Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco.

Respeitosamente,

Fernanda Montenegro (Arlette Pinheiro Monteiro Torres)”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.